Menu

Temos uma República totalmente acovardada

Uma coisa interessante sobre os áudios que Sérgio Moro vazou ilegalmente para desestabilizar o governo Dilma é que ele trazia a realidade nua e crua. Nesses tempos de obscurantismo e pós-verdade, convenhamos, a verdade factual tem um peso revolucionário imenso. Ou seja, Lula já entregava um cenário real muito diferente do teatrinho que comanda esse […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Extraído do Youtube, modo raiz (PrtSc + Paint 2D)

Uma coisa interessante sobre os áudios que Sérgio Moro vazou ilegalmente para desestabilizar o governo Dilma é que ele trazia a realidade nua e crua. Nesses tempos de obscurantismo e pós-verdade, convenhamos, a verdade factual tem um peso revolucionário imenso.

Ou seja, Lula já entregava um cenário real muito diferente do teatrinho que comanda esse mantra da nova República “as instituições estão funcionando normalmente”. Muitos escolheram ignorar que o normalmente significa, na realpolitk histórica, com muita covardia.

Vale lembrar aqui esse clássico.

https://www.youtube.com/watch?v=wBO2fqmezW0

Agora, com o trem da história avançando mais um pouquinho, acho que já podemos não só considerar que Lula estava certo, mas também que a covardia é generalizada nas instituições.

O Itamaraty, ministério historicamente respeitado, amarga um grande vexame, um nepotismo vergonhoso, no mínimo, nos aspectos moral, intelectual e conjuntural. A indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador é uma afronta a Estado e, arrisco dizer, irá deixar insatisfeito até mesmo membros do núcleo duro do bolsonarismo. 

As Forças Armadas – inegavelmente um poder moderador ao longo de toda República – foram humilhadas por uma dupla inusitada: um charlatão que mora nos EUA e um vereador do Rio de Janeiro que já empregou pessoas ligadas a milícias. Sem contar a fama de quadrilha mundial de tráfico de drogas que a mídia internacional não vai abafar.

Juízes e Juízas em todo Brasil assistem inertes o direito à um julgamento imparcial ser jogado às favas. No julgamento mais importante da história recente do país, que certamente determinou o rumo da nação, nosso judiciário não consegue ter respostas mínimas para uma denúncia de conluio entre juízes de todas as instâncias e procuradores do Ministério Público.

Estamos falando de Embaixadores e Embaixadoras; Juízas e Juízes e Generais das Forças Armadas. Funções de Estado, bem remuneradas e com alta visibilidade, e que não passaram pelo crivo direto da população, o voto.

Funcionárias e funcionários públicos que vivem do Estado mas não querer se dar ao trabalho nem mesmo de lutar para cumprir suas atribuições constitucionais mais básicas, colocadas em cláusulas pétreas na Constituição de 1988, para que a sanha da política oportunista não destruísse.

A estupidez parece tão generalizada, que assistimos cidadãos e cidadãs permitirem que seu trabalho, seu sustento financeiro e moral, seja humilhado a ponto de ameaçar a existência da própria instituição.

Se o Brasil não reagir, o autoritarismo fomentado pelo ódio à política engolirá as instituições, uma a uma, até sobrar uma ditadura.

E estaremos a um passo de se tornar, efetivamente, a República da Covardia.



Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

LuisCPPrudente

13/07/2019 - 21h55

Já somos uma República da Covardia e dos Canalhas, Canalhas, Canalhas. Não bastasse isto, temos uma imprensa criminosa liderada pela famiglia Marinho.

Paulo

13/07/2019 - 21h44

A “República de Curitiba” terá, talvez, mudado para melhor os rumos políticos deste país. Quando Lula fala, no áudio colacionado, em STF e STJ acovardados, em Parlamento acovardado, ele como que brada um último apelo, desesperado, para que “nos unamos todos, acusados de corrupção, e vamos recolocar o Judiciário e o MP nos seus devidos lugares, de Órgãos subordinados e subalternos à política que sempre foram”…

Admar

13/07/2019 - 18h53

Tempos de Trevas!!!

Wenceslau

13/07/2019 - 15h31

Miguel sai fora e deixa o Tadeu e o Pedro escreverem.
Texto perfeito!

Paulo Souza

13/07/2019 - 13h30

Prezados,

Mesmo numa era BOÇALNÁRIA não se deve descuidar da gramática, principalmente em blogs na internet onde centenas ou milhares de pessoas leem notícias.

Não é razoável aceitar a escrita: “Estamos a um passo de SE tornar…..”

Vamos cuidar melhor da nossa língua portuguesa …. a nossa “Última Flor do Lácio”?????


Leia mais

Recentes

Recentes