Entrevista de Dino ao Estadão

Ministro da Educação reitera que há plantações de maconha nas universidades

Por Redação

11 de dezembro de 2019 : 11h13

Vídeo antigo mostrando plantação de maconha na UnB provoca reação indignada de deputados, e reunião começa com bastante confusão

11/12/2019 – 10:36

Agência Câmara — O ministro da Educação, Abraham Weintraub, em debate na Câmara dos Deputados nesta manhã, reafirmou que há plantações de maconha nas universidades e que seus laboratórios de química são usados para produção de drogas sintéticas. “As provas encontram-se em material acessível que encontrei na internet”, disse.

O ministro foi convocado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para dar explicações sobre declarações dada à imprensa no mesmo sentido.

Weintraub mostrou matéria antiga da TV Record mostrando plantação de maconha na Universidade de Brasília (UnB). “O problema não é a plantação em si, mas o que ela reflete”, disse. “As plantações são reflexo de um consumo exagerado, fora de controle, nas universidades.”

O vídeo provocou reações indignadas de vários deputados. “Se a pauta vai ser exclusivamente esta diante de tudo que está se passando de crise nas universidades, é um desrespeito profundo à educação, e vou me retirar”, disse o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ). “É um insulto aos educadores”, completou.

“Eu peço para que esse assunto seja levado a sério, porque tem um monte de vidas sendo destruídas sobre isso”, rebateu o ministro. “Estou à disposição para vir aqui debater a educação”, acrescentou Weintraub. “O Psol me convocou aqui para falar sobre isso.”

A reunião começou com bastante bate-boca e confusão. Uma das requerentes, a deputada Rosa Neide (PT-MT), pediu que a reitora da UnB, Márcia Abrahão, entrasse e permanecesse na comissão.

Outros requerimentos de convocação do ministro foram apresentados pelos deputados Margarida Salomão (PT-MG), Ivan Valente (Psol-SP), Bacelar (Pode-BA) e Alencar Santana Braga (PT-SP). ​

O depoimento do ministro continua no plenário 10.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta