A confusão em torno da moção de Leonel Brizola em favor da Coreia do Norte

No dia 29 de novembro de 2011, o vereador Leonel Brizola Neto (PSOL), neto do famoso líder trabalhista, pediu uma “moção de louvor e reconhecimento” à República Popular Democrática da Coreia, também conhecida como Coreia do Norte.

O texto completo da moção, que está neste link, é o seguinte:

REPÚBLICA POPULAR DEMOCRÁTICA DA COREIA

Autor(es): VEREADOR LEONEL BRIZOLA NETO

Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja consignada nos anais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

MOÇÃO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO a República Popular Democrática da Coreia

Por todo esforço de seu povo e de seu Máximo Dirigente, Excelentíssimo Senhor Kim Jong-un, na luta pela reunificação da Coreia e a necessária busca da paz mundial.

Plenário Teotônio Villela, 29 de novembro de 2019.

****

A intenção do vereador, um tanto desastrada (vide a criação de tantos ruídos, gerando protestos dentro de seu próprio partido, com a regional carioca do PSOL publicando nota contra a moção) não era homenagear o regime autoritário da Coreia do Norte, e sim cumprimentar os esforços inegáveis e bem sucedidos do governo norte-coreano, mesmo sendo sim uma ditadura, em promover diálogos diplomáticos e políticos com outros países, em especial com os Estados Unidos e a Coréia do Sul.

Recentemente, o atual ditador coreano, Kim Jong-Um, encontrou-se com o presidente dos EUA, Donald Trump, e participou de uma série de atos de reconciliação com a Coreia do Sul, incluindo um caloroso encontro com o  presidente sul-coreano. Ambos os países, EUA e Coreia do Sul, eram arqui-inimigos da Coréia do Norte, e o mundo temia que uma guerra nuclear pudesse ser deflagrada a partir da península. Desde então, muita gente no mundo, incluindo a China, começou a trabalhar pelo distensionamento político da região, culminando com os encontros já citados. O vereador procurou fazer um gesto neste sentido, de cumprimentar o povo coreano por seus esforços em prol de soluções pacíficas para conflitos que eventualmente poderiam descambar em tragédias de ordem global.

Abaixo, o esclarecimento de Leonel Brizola em sua página no Facebook:

ESCLARECIMENTO SOBRE A MOÇÃO AO POVO COREANO
Vereador Leonel Brizola

A Moção concedida ao embaixador da República Popular Democrática da Coreia foi motivada pelas conversas de paz estabelecidas na Península ao longo do ano de 2019.

A unificação e desnuclearização da região é de interesse global. Não faz bem para o mundo isolar e discriminar a RPDC, pelo contrário, com base na autodeterminação dos povos, é vital que tenhamos boas relações com Pyongyang e que possamos usar o histórico de paz e concórdia que o Brasil acumulou através dos tempos para contribuir nesse processo de pacificação.

No momento em que o Itamaraty se encontra acéfalo, os poderes legislativos, municipal e estadual, ganham grande importância na pasta de Relações Internacionais, principalmente a cidade do Rio de Janeiro que está sempre de braços abertos para todos.

Não nos surpreende a deturpação provocada pela matéria do jornal O Globo, vinte dias depois da entrega da Moção, insinuando que defendemos violações de direitos humanos. Pelo contrário, a tradição trabalhista e brizolista, na qual faço parte, preza pela defesa intransigente dos Direitos Humanos, diferente da Globo, que sempre esteve ao lado de regimes ditatoriais e de interesses imperialistas que nunca respeitaram a autodeterminação dos povos e a democracia.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.