Menu

5 dicas para escrever um memorando

Sendo o memorando um documento utilizado pelas empresas para se comunicar de maneira rápida e eficiente, é necessário saber usá-lo. Ele, por mais que seja uma maneira mais simples de interação com os demais funcionários, também segue critérios básicos de organização para que assim seja compreensível para todos que o lerem. Por isso, neste texto […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Sendo o memorando um documento utilizado pelas empresas para se comunicar de maneira rápida e eficiente, é necessário saber usá-lo. Ele, por mais que seja uma maneira mais simples de interação com os demais funcionários, também segue critérios básicos de organização para que assim seja compreensível para todos que o lerem.

Por isso, neste texto iremos dar dicas de como você faz para escrever um memorando informativo de maneira rápida, mas sem deixar de seguir algumas regras básicas que são necessárias para a total compreensão do que foi escrito. E tem uma ferramenta na internet que vai te ajudar com essa missão.

Dica 1: Vá direto ao ponto

Muitas vezes as pessoas na pressa de comunicar algo acabam fazendo memorandos muito grandes e se alongando demais no assunto. Ou até mesmo querendo tratar de mais de um assunto por vez, o que foge da tarefa do memorando, que é comunicar uma informação ou recado de forma rápida e eficiente, passando uma mensagem de um interlocutor para outro.

Por isso, caso você tenha mais de um assunto para tratar com aquele indivíduo, mande mais de um memorando, assim poderá se comunicar de maneira rápida e eficiente sem misturar os assuntos, o que poderia gerar uma certa confusão. Exagerar demais em elogios é outra coisa que não lhe trará muitos benefícios, portanto controle-se neles.

Dica 2: A clareza é um fator importante

Escrever de maneira errada é um problema que muitos memorandos têm, isso pode ser devido à falta de atenção com a norma culta, ou por desconhecimento mesmo, fazendo com que o entendimento do que está escrito no memorando se torne uma tarefa mais complicada.

Por isso, antes de enviar para alguém, releia várias vezes, observando se o que foi escrito está passando de maneira clara o que você quer dizer, se tiver alguém para mostrar antes de mandar é ainda melhor. Por vezes deixamos passar despercebidos alguns erros por falta de correção por outra pessoa.

Dica 3: Caso seu memorando contar com anexos avise

Se o memorando que você mandar possuir algum documento em anexo, avise a pessoa que vai receber, pois por mais que seja óbvio, devido ao jeito que você escreveu, por vezes ele pode acabar não interpretando assim, gerando um problema por ela não compreender por completo o seu memorando.

Dica 4: Use apenas termos compreensíveis para receptor do memorando

Algumas vezes, dependendo da área em que trabalhamos, acabamos obtendo um vocabulário um pouco mais avançando ou técnico em relação às outras pessoas, então quando vamos nos expressar sobre alguma coisa, acabamos usando esses termos que nem sempre são de compreensão dos nossos leitores.

Devido a isso, os memorando devem ter um vocabulário adequado para as pessoas que vão lê-lo, então se for alguém leigo em relação a sua área, evite excesso de termos técnicos.

Dica 5: Na hora de enviar o memorando fique atento aos destinatários

Às vezes acaba acontecendo de você, na hora de selecionar os endereços de e-mail que receberão o memorando, acabar escolhendo o local errado. Isso ocorre normalmente quando estamos com pressa para comunicar algo, mas deve ser evitado a todo modo.

Pois, pode causar algumas situações desagradáveis como, por exemplo, se você trabalha no RH e acaba sem querer mandando uma lista de demissões para as pessoas que serão demitidas, isso pode gerar um clima bem ruim na empresa.

Onde criar um memorando?

Acessando o Spark você encontrará diversas soluções e modelos de memorandos semi prontos, você poderá ainda fazer sua ata de reunião  e orçamento online, sem gastar muito tempo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes