Menu

Acusações levianas de Eduardo Bolsonaro produzem crise diplomática com a China

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido), filho do presidente da república, Jair Bolsonaro, e uma espécie de “chanceler informal” do país, produziu uma crise diplomática com a China, ao associar a crise do coronavírus ao Partido Comunista Chinês. O fundamento da crítica de Eduardo Bolsonaro? Em Chernobyl, uma série americana (muito boa, por sinal, […]

41 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido), filho do presidente da república, Jair Bolsonaro, e uma espécie de “chanceler informal” do país, produziu uma crise diplomática com a China, ao associar a crise do coronavírus ao Partido Comunista Chinês. O fundamento da crítica de Eduardo Bolsonaro? Em Chernobyl, uma série americana (muito boa, por sinal, mas que é apenas uma séria, uma ficção, embora inspirada na realidade).

As acusações de Bolsonaro foram reitaradas, em seguida, ao retuitar uma outra postagem que também atribui a disseminação do vírus ao regime comunista.

Críticas ao regime chinês não deveriam representar nenhum problema, se vindas da boca de um cidadão comum, mas é chocante constatar a falta de bom senso do deputado, que tentou ser embaixador brasileiro em Washignton, e tem procurado ser, como já dissemos acima, uma espécie de chanceler informal do país.

As mensagens de Eduardo Bolsonaro enfureceram a diplomacia chinesa, que reagiu imediatamente.

Abaixo, trecho de matéria no Conjur relatando as reações chinesas:

(…) Yan Wanming, embaixador da China no Brasil, respondeu ao tuíte de Eduardo rechaçando o raciocínio simplório. “A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e a @camaradeputados. @BolsonaroSP @ernestofaraujo @RodrigoMaia”, escreveu, marcando os perfis de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores.

“As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial”, completou.

A própria embaixada da China também respondeu ao tuíte infeliz do deputado, dizendo que ele contraiu “vírus mental” ao voltar de Miami. “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, publicou a embaixada.

“Lamentavelmente, você é uma pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio. @ernestofaraujo @camaradeputados @RodrigoMaia”.

Rodrigo Maia atuou para minimizar a crise. Ele escreveu: “Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro. A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes.”

Ernesto Araújo, que é responsável pelas relações diplomáticas do Brasil com outros países, não se manifestou.

***

A China está, no momento, ajudando a Europa e os Estados Unidos, e detêm boa parte da produção de materiais necessários a prevenção do vírus, como máscaras cirúrgicas e remédios. Também está desenvolvendo uma vacina. Insultos levianos à China, nesse momento, é uma estupidez inacreditável, na medida em que precisamos e precisaremos tanto do país. 

Além disso, a importância da China para a economia brasileira nunca foi tão grande. 

Nos últimos 10 anos, nós já exportamos quase 450 bilhões de dólares para a China, o que corresponderia, em moeda nacional (usando um câmbio de R$ 5), a mais de 2,2 trilhões de reais. 

Em 2019, as exportações brasileiras para a China corresponderam a quase um terço das exportações totais do Brasil e a 3,44% do PIB. 

Para se ter uma ideia da magnitude desses valores, os gastos obrigatórios da União com as rubricas Saúde e Educação, somadas, corresponderam a 1,6% do PIB brasileiro em 2019.

Tem certeza, deputado, que é inteligente arrumar uma crise diplomática com a China, bem no momento em que uma terrível crise econômica se avizinha?

O governo Donald Trump tem arrumado “tretar” com a China, mas nem de longe os EUA tem a dependência que nós temos das importações chinesas de seus produtos, embora a economia americana também apresente uma relação de interdependência com China imensamente complexa. 

***

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antunes

20/03/2020 - 18h26

O ministro da saúde é outro falastrão a toda hora faz declarações bombástica sem ajudar a resolver o problema. Salve-se quem puder.

dcrz

20/03/2020 - 15h10

Esse cara é tão cretino que depois do que tudo que ele fez, inclusive, com tom zombeteiro, contrariando as normas mais elementares para impedir a disseminação do coronavírus, se tudo der certo e parece que vai dar graças à cooperação irrestrita do povo, ele é capaz de cinicamente querer faturar em cima.

augusto2

20/03/2020 - 13h05

Lembro ate dos detalhes. Ataque a argentina, França, china, venezuela e adoraçao aos Usa. Lembro com tres meses de governo , a Amazonia liberada pra queima e o panaca diz -Aspas: ” Não é a porra da árvore que atrai (investimento, interesse de fora) mas é o minério no solo”.
Agora o embaixamburguer ataca quem nunca nos criou nenhum problema , ao contrário.
E o lunático pai não fecha fronteira para cidadãos dos Estados unidos. Porem mais uma semana vai ser colocado contra a parede pela realidade virótica dos Usa.
Mas queria pedir aos internautas outra coisa: Haverá lei, ou brecha que permita ao governo forçar, requisitar empresas para produzir o artigo tal, e tal na marra? Creio que sim, e quem puder nos diga.
Se houvesse presidente, ordenava ao BNDES dar a grana, e forçava empresas a produzir, exatamente como em uma guerra : a)máscaras b) álcool gel em dezenas de milhoes de litros, c) luvas d)leitos e camas de hospital.
ISSO. mas deve ter mais itens.

    Gilmar Tranquilão

    20/03/2020 - 18h16

    Embaixamburger!!! kkkkk

Helio

20/03/2020 - 12h41

Bolsonarismo é uma praga neofascita que precisa ser banida. Um desgoverno só. Todos ministros mal informados, só fazendo pose e não ajudam a resolver nada.

Henrique Martins

20/03/2020 - 12h23

Observem a live do Bolsonaro de ontem.
É revoltante ver ele desmerecendo as pessoas doentes e idosas como faz com as minorias.
Ele acha que ‘essas pessoas’ não merecem a proteção do Estado.
Acontece que ‘essas pessoas’ pagam impostos. E os idosos coitados, pagaram impostos a vida inteira.
Cafajeste.

Nestor

20/03/2020 - 10h07

Camisa de força nestes canalhas boçalnaros. Conselho de ética e impeachment já.

Henrique Martins

20/03/2020 - 07h46

Não estou acreditando nisso.
Então a comitiva de bolsonaro quase toda se contamina nos EUA e ele impede a entrada de estrangeiros no país e deixa os EUA fora da lista.
Meu Deus!

    Batista

    20/03/2020 - 12h01

    Meu Deus, coisa nenhuma!

    Acredite, o vírus é comunista, talquei?

putin

19/03/2020 - 23h37

tem ainda algum “diferentemente inteligente” que nao entendeu que tudo o que aconteceu no brasil nos ultimos 6 anos foi para derrubar a economia do pais?

Plínio

19/03/2020 - 21h40

Trocar mensagens no twitter é Crise Institucional no dia de hoje ?
Essa gente sabe o que é uma crise institucional ?

Alan C

19/03/2020 - 19h10

É só o vice presidente chamando o filho do presidente de banana, tá tudo certo, segue o jogo.

Henrique Martins

19/03/2020 - 18h55

Quando Bolsonaro foi eleito eu li num blog progressista o comentário de uma mulher que se dizia sensitiva ou vidente. Algo assim. Ela dizia que Bolsonaro ia sair da presidência completamente desonrado. E que ia voltar de ré a rampa do planalto.
Eu falei. Até parece. Agora se eu pudesse pedia desculpas para ela. Acertou na mosca.
Bolsonaro vai ser responsabilizado por um genocídio no Brasil.

Ela só esqueceu de dizer que o Eduardo certamente vai ter seu mandato cassado, o Flávio vai ser preso pelo esquema das rachadinhas e o Carluxo certamente vai dar um tiro na cabeça quando for denunciado pelo assassinato da Marielle. Então o idiota do presidente não vai perder só o mandato não. Vai perder tudo.

Henrique Martins

19/03/2020 - 18h44

O Eduardo é bananinha. O Flávio
laranjinha. Agora o Carluxo. Esse é ‘fruta’ mesmo. In natura.

Geovani Medeiros

19/03/2020 - 17h58

Fora Bozo !! https://www.facebook.com/100000607008367/posts/3098594266837443/

Paulo

19/03/2020 - 16h59

Que a China esconde as coisas e não é, absolutamente, confiável, quanto às informações oficiais, não resta dúvida. Basta ver a punição ao médico que alertou seus colegas (aliás, tenho dúvidas até se ele não foi morto por obra do Governo chinês)…Duardim é só um idiota que se acha, a Embaixada chinesa não deveria ter emitido nota alguma e o assunto não teria tido repercussão…Ou deveria se dirigir à Câmara de Deputados, para uma reprimenda, quando muito.

    Evandro Garcia

    19/03/2020 - 20h29

    Os chinese sao animais e a doença tava rolando solta ha um bom tempo quando a noticias começaram a sair de là. Ninguem fala nada por là sem a autorizaçào do Partido Comunista.

    As esquerdete adoram ditaduras.

      Gilmar Tranquilão

      19/03/2020 - 20h54

      E aí a passeata do bozo pede o AI-5… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    putin

    19/03/2020 - 23h31

    paulo,
    a china e a russia sao vitimas de decadas de infamidades vomitadas pelo “ocidente democratico” e vc (otario) acredita. o problema é que fora do “ocidente” ninguem é otario.

    Batista

    20/03/2020 - 12h34

    Acredite, ‘geopolítica’ é mais que geografia política, é sobretudo poder além fronteiras nacionais.

    A inocência de muitos, a dissimulação de poucos e a interesseira ego-hipocrisia terceira, ajudam e muito, nessa contenda em que a submissão de países aos interesses das potências é a essência.

    ‘Eduardo Bananinha’, ex ‘Zero Três’, é apenas o submisso útil da hora.

    E tu: Inocente, dissimulado ou hipócrita?

      Paulo

      20/03/2020 - 16h10

      Batista não batizado, se você acredita na China mas não acredita nos EUA, você é um tolo…Se acredita nos EUA, mas não acredita na China, é menos tolo…Porém, se acredita em ambos, aí então tem déficit de inteligência completo (pra não utilizar palavrão)…

Oil Price

19/03/2020 - 15h26

WTI CRUDE 25.78 BRENT CRUDE 30.40

Oblivion

19/03/2020 - 15h12

Já foi confirmado há tempo o que eu dizia desde o início, o capetão miliciano era e é ainda o mais despreparado dos cerca de 10 candidatos em 2018. Até o cabo daciolo não seria tão incompetente, cretino, irresponsável, etc, como esse ser desprezível, e sua claque de ministros, tem sido. Porém, os culpados desse verme estar onde está são os membros da classe média brasileira e os figurões da chamada “elite” brasileira (risos) – figurões das federações da indústria, grandes empresários, grandes ruralistas etc…
Mas agora já basta, passou totalmente dos limites… NÃO DÁ MAIS. Não arranjaram uma desculpa para o impeachment da Dilma? Dessa vez tá muito mais fácil não acham? Vai de crime comum a incapacidade mental… vocês escolhem. Traduzindo, segura que o filho é teu.

dcruz

19/03/2020 - 14h10

Esse cara faz lembrar aquele garoto escroto, covarde, que sempre aparecia pra encher o saco dos mais velhos, quando havia uma briga de turma e estava tudo quase serenado, aparecia o pentelho e inventava mais uma quizumba, algo assim como “vento que venta lá, venta cá” e começava tudo de novo, quer dizer, porrada voltava a comer. A famiglia é psicopata não escapa ninguém está no DNA, pior que eles ficam cutucando tanto os outros com vara curta que um dia vai dar certo e a casa cai. Lembram-se da provocação aos árabes que o bozo fez logo no início de seu governo?

Carluxo

19/03/2020 - 14h05

CALA A BOCA BOZOFILHO!!!

    Marcio

    20/03/2020 - 10h42

    Mesmo voce nao gostando estamos em um Pais democratico onde hà liberdade de expressao.

Fonzie

19/03/2020 - 13h41

Rodrigo Maia 2022….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos Videira

19/03/2020 - 13h37

A família de canalhas milicianos está destruindo o Brasil. Cumprindo o q prometeu

Ivan

19/03/2020 - 13h35

Que a ditadura Chinesa (que as esquerdetes adoram) se tornou uma exportadora de doenças das quais logo depois traem vantagem é um dado de fato (estào comprando petroléo e materias primas a preço baixo). Além disso é o problema de metade das industrias do mundo, do Brasil também.

Haja quem goste…

    Sonia

    19/03/2020 - 14h06

    “Estou num país capitalista” (bozo, 2019)

      Ivan

      19/03/2020 - 14h20

      Certamente.

        Oblivion

        19/03/2020 - 16h04

        Sonia, com todo o respeito, quando fores conversar com esse tipo de gente é melhor desenhar. Caro Ivan, ela se referia a frase que o verme incapaz fez quando esteve na China em 2019.

          Ivan

          19/03/2020 - 16h17

          Eu também, retardado.

Ronei

19/03/2020 - 13h25

Eu no lugar de voces começaria a pensar seriamente de sair do Pais, esse ultimo presentinho da China serà o golpe fatal para o Brasil.

    Marreco Avexado

    19/03/2020 - 14h08

    Não há o que temer, nosso presidente falou que é tudo fantasia.

      Ronei

      19/03/2020 - 14h26

      E nos fatos ?

        Marreco Avexado

        19/03/2020 - 14h41

        Ele se referiu aos fatos, nosso presidente.

          Ronei

          19/03/2020 - 15h16

          E depois o que aconteceu ? Nada.

          Marreco Avexado

          19/03/2020 - 15h29

          Pois é, infelizmente era só papo do presidente.

Evandro Garcia

19/03/2020 - 13h02

Todas as ultimas doenças que se espalharam mundo afora vieram dessa desgraça da China..

A OMS serve pra que ? Essa ultima serà fatal para o Brasil.

Alan C

19/03/2020 - 12h58

É o vírus mental patogênico da bozolândia, mas está sangrando e será exterminado.


Leia mais

Recentes

Recentes