Menu

CNN Brasil: É preciso pacificar a política para combater coronavírus, diz Manuela d’Ávila

Da CNN Brasil, em São Paulo 21 de Março de 2020 às 03:05 | Atualizado 21 de Março de 2020 às 03:29 Para Manuela d’Ávila, filiada ao PCdoB e candidata à vice-presidência da República em 2018, é preciso pacificar o país para traçar um plano de combate ao novo coronavírus (COVID-19). Em entrevista à CNN […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Clique na imagem para assistir ao vídeo.

Da CNN Brasil, em São Paulo

21 de Março de 2020 às 03:05 | Atualizado 21 de Março de 2020 às 03:29

Para Manuela d’Ávila, filiada ao PCdoB e candidata à vice-presidência da República em 2018, é preciso pacificar o país para traçar um plano de combate ao novo coronavírus (COVID-19). Em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (20), a ex-deputada disse ser impossível imaginar medidas efetivas sem um pacto entre todos os atores políticos do Brasil.

Clique na imagem para assistir ao vídeo.

“Sem unificar as forças políticas do país, é inimaginável a construção de saídas que envolvam o conjunto da população brasileira”, disse. Ela relembrou que presidentes de outras nações, como Estados Unidos e França, já declararam o enfrentamento ao coronavírus como uma guerra. “É preciso buscar pacificar o Brasil para enfrentar isso”.

Ela considera que as providências tomadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) têm sido insatisfatórias. “Primeiro, porque não unificam as autoridades e as forças políticas. Segundo, porque subestimam o caráter da crise”, justifica.

Como combater o coronavírus?

D’Ávila ressalta a importância de medidas voltadas à proteção das populações mais vulneráveis. “O vírus não escolhe quem atinge, mas as consequências não são iguais para todas as pessoas”, falou. “Precisamos garantir que a população siga se alimentando e vivendo com dignidade durante o enfrentamento à pandemia”.

Ela propõe ações para proteger mulheres, como a postergação de licenças-maternidade durante esse período, a criação de um auxílio-creche para as profissionais de saúde com filhos pequenos e uma atenção especial à medidas contra a violência doméstica, que pode crescer de forma significativa com a imposição de quarentena.

Assim como também sugeriram Ciro Gomes e Guilherme Boulos, esquerda, ela também revogaria o teto de gastos. “Precisamos saber que as populações mais vulneráveis não terão condições de seguir comendo se não tivermos medidas emergenciais de transferência de renda”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

sebastião

22/03/2020 - 18h54

Meus irmãos, devido a nossa elevada ignorância em cidadania e ausência de zelo patriótico pela nação brasileira, somos uma verdade que, infelizmente, parece não interessar e nem incomodar ao nosso comodismo e omissão de cidadãos, brasileiros pois somos sim, responsáveis, pelo país que temos. Mas, muito mais grave do que isso, é assistirmos os parlamentares, nossos representantes e fiscais do povo e do Estado brasileiro, no Congresso Nacional, aprovarem em desrespeito flagrante à CF, políticas e projetos prejudiciais ao bem-estar povo e do Brasil. E também, por não fiscalizarem a bem do interesse público, em tempo real e proativo, como é sua função constitucional, a conformidade da boa e correta execução integral pelos Poderes Executivos, das Políticas Públicas e seus desdobramentos, a qualidade das obras necessárias e dos serviços públicos, bem como a boa e correta funcionalidade desses serviços e, depois dos prejuízos materializados, acusarem os Poderes Executivos e ficarem, como se nada tivesse importância, isentos de culpa desses erros e dos desperdícios de recursos do povo, pelos órgãos investigativos.
Ora, da omissão da Fiscalização de Controle Interno (Controladorias dos Poderes Executivos) e Externo, pelas autoridades competentes e isso, constitucionalmente (Artigos 70 e 71 da CF), são responsabilidades também, dos Poderes Legislativos, auxiliados pelos Tribunais de Contas-TCs.
À luz desse desmonte intencional do Estado Brasileiro, és nosso apelo em defesa da cidadania que, com urgência, exige meditação e indignação dos fatos, pelos cidadãos brasileiros que vendo isso não concordam, para que acordem de sua hipnose de ignorância, tenham ânimo para aprender e, se instruam e ajam enquanto é tempo, com foco e amparo na Constituição-Cidadã que possuem, aliada às Constituições dos Estados e das Leis Orgânicas dos municípios, pois só assim, salvaremos, se quisermos, o que ainda é possível do Brasil.
No entanto, é possível, que a maioria dessas pessoas hipnotizadas pelo partidarismo, ideologismo, comodismo cívico e cidadão etc, e, dos maus exemplos éticos da maioria das autoridades dos 03 poderes que, desrespeitam a Constituição Federal e as outras similares e, pelejam pela sua desvalorização, talvez, muitos deles nem saibam que, no Preâmbulo dessa Constituição, está dito e afirmado que: Esta CF da República Federativa do Brasil, “foi Promulgada sob a Proteção de Deus”.
Cidadãos brasileiros, por seu interesse, de sua família, de sua comunidade, de seu município, de seu Estado e de seu país, leiam pelo menos, os 07 primeiros Artigos, associados também, aos Artigos 44, 45, 46, 49, 70, 71, 84, 101 e 102 da Constituição Federal e afins, das Constituições Estaduais e da Lei Orgânica de seu Município.
Assim instruídos, quando quiserem registrar uma reclamação, uma cobrança, uma sugestão e/ou avaliarem os governantes e governos, os parlamentares (Vereadores, Deps. Estaduais, Deps. Federais e Senadores) e os membros dos Poderes judiciários, aprendam a utilizar como veículo-base, as Ouvidorias Públicas Institucionais competentes, porque ali, ficam tudo registrados e lhes são entregue um Protocolo de comprovação de registro da demanda.
Quem sabe, esse exercício de cidadania desperte em todos a visão patriótica de que, uma nação e um governo existem para valorizar e fortalecer o Estado, para que esse, como resultado da democracia, da unidade e da fraternidade nacional, proporcione para todos integralmente, bem-estar comum, justiça imparcial, segurança e proteção aos mais susceptíveis contra os inimigos de espreita, autóctones e exógenos.
Temos que ter consciência de que, os crimes constitucionais contra o povo, que é o dono do Poder, conforme diz o Parágrafo Único do Artigo 1° da CF ”Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição“, não podem ficar sem investigação e responsabilização dos culpados e, daquelas autoridades responsáveis que em suas funções, se omitirem.
Esses crimes, que são comuns dentre muitos outros, podem ser por mal comportamento; por falta de ética; por infidelidade ao povo; por má qualidade de obras públicas, má funcionalidade e/ou falta de qualidade de serviços públicos; por má gestão dos recursos públicos ou, por omissão à frente das instituições de Fiscalização e Controle Interno e Externo (Artigos 70 e 71) da CF; Etc.
Nesse momento político, ético e jurídico difícil, que nosso país atravessa, agravado pela presença da pandemia de coronavírus-COVID-19, mais do que nunca, exige um Estado forte, valorizado e preparado para dar e distribuir com proatividade, agilidade e eficiência, ajuda e suporte dos recursos necessários às regiões, Estados e municípios que precisam. Também num momento como esse, a fraternidade, a solidariedade e a misericórdia humana, devem nos indicar que aqui, todos nós brasileiros como irmãos, seremos um por todos e todos por um.
Para os que acreditam ou não em Deus, a nossa força e nosso escudo nessas provações, aqui, segue uma Oração que não deixará os necessitados e aflitos sem amparo:
“Meu Senhor e meu Deus, eu creio, eu adoro, eu espero e vos amo. Peço-vos perdão, por aqueles que não creem, não adoram, não esperam nem vos amam”.
São as nossas considerações e sugestões ao povo brasileiro.
Sebastião Farias
Um brasileiro nordestinamazônida

Alan C

21/03/2020 - 12h20

Não entendi muito bem essa união de forças políticas para o combate do coronavírus que a Manuela se refere. Quem tem a caneta na mão não é a oposição, nem os partidos de direita que não fazem parte do governo. Quem tem o poder de decisão é o grupo que foi eleito pra isso, e o que vemos é desobediências dentro deste mesmo grupo quando o ministro da saúde dá uma orientação e o presidente não a obedece.

Alan C.

21/03/2020 - 11h27

União é o cacete.


Leia mais

Recentes

Recentes