Menu
,

“Um triângulo de países substituiria a hegemonia dos EUA após a pandemia”

A queda da hegemonia dos EUA na arena global é irreversível e o triângulo de países formado pela Rússia, China e Estados Unidos a substituirá, disse o senador russo Alexéi Pushkov em entrevista ao jornal Parlamentskaya Gazeta. Segundo reporta a Sputnik ,Washington não ajudou seus aliados mais próximos da Otan em meio à pandemia, e […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: SOHU

A queda da hegemonia dos EUA na arena global é irreversível e o triângulo de países formado pela Rússia, China e Estados Unidos a substituirá, disse o senador russo Alexéi Pushkov em entrevista ao jornal Parlamentskaya Gazeta.

Segundo reporta a Sputnik ,Washington não ajudou seus aliados mais próximos da Otan em meio à pandemia, e isso terá um impacto negativo nas relações com os europeus, disse o membro do Conselho da Federação Russa (Senado).

“Em vez de ajudar os outros, os EUA não conseguem lidar com a epidemia dentro do país”, afirmou Pushkov. Segundo o político, “mais de 20.000 mortes, mais de meio milhão de infectados são um golpe muito forte na imagem dos Estados Unidos” que “tem enormes recursos financeiros e medicamentos bem desenvolvidos”.

Enquanto isso, China e Rússia estão agora na vanguarda da ajuda a outros países, observou ele.

“Os EUA atuam como um poder extremamente egoísta na luta contra o coronavírus. Por exemplo, não renunciou à sua política de sanções, apesar dos apelos do Secretário-Geral das Nações Unidas, especialmente em relação ao Irã, que precisa de assistência urgente. durante a pandemia. E um líder mundial não pode se comportar tão imoralmente “, questionou.

“De fato, os Estados Unidos já perderam a posição de única superpotência: a China obviamente reivindica liderança, a Rússia restaurou seu potencial militar e político e várias potências regionais agem conforme julgam necessário: Turquia, Irã e Índia. Os americanos não podem alcançar seus objetivos nem na Venezuela nem na Síria. Mesmo no Iraque, o Parlamento votou a favor da retirada das tropas americanas do país “.

No entanto, o colapso total da hegemonia americana não é um processo rápido, observou o senador.

“Somente nos últimos anos, a imagem dos Estados Unidos foi afetada por vários processos, incluindo a imposição de sanções contra a Rússia, que nos últimos seis anos não produziram o resultado esperado pelos americanos. Acho que as principais mudanças associadas a queda da hegemonia dos EUA ocorrerá nos próximos 10 anos “, afirmou o senador.

Primeiro, de acordo com o político, chegará a hora do “triângulo China-Rússia-Estados Unidos”, e Moscou terá novas oportunidades na arena global.

“É claro que isso criará novas oportunidades. Acho que a influência e o papel da Rússia aumentarão significativamente na próxima década”, concluiu Alexei Pushkov.

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

matheus

03/08/2020 - 19h27

não sei se a Russia teria tanta influencia assim


Leia mais

Recentes

Recentes