Financial Times: “Vírus agrava prolongada crise brasileira”

Foi publicado no Financial Times, jornal referência para investidores financeiros no mundo todo, um artigo que define como “preocupante” a situação do país em que o Presidente se vê preso em disputas políticas destrutivas para as instituições do Estado.

A publicação prevê dificuldades crescentes no Brasil, agravadas pela pandemia e pela má condução de um Governo que agrava o quadro político nacional.

Dentre elas, a projeção do Banco Mundial de que a economia brasileira encolherá 8% este ano, conforme pesa a paralisação da pandemia sobre empresas e consumidores.

Isso lembrando que a taxa oficial de desemprego do primeiro trimestre de 2020 já havia sido de 12,2%, atingindo mais de 12 milhões de brasileiros.

Prevêem os analistas ouvidos pelo Financial Times que ela possa chegar a 19% esse ano.

“A economia já estava frágil antes da pandemia. Muitos estados e municípios eram incapazes de sequer cumprir com a folha de pagamento”, afirmou ao jornal Marcos de Barros Lisboa, economista do Insper em São Paulo.

“O défict fiscal e a dívida pública não vão parar de crescer esse ano”, concluiu Lisboa.

“O Brasil retornará mais lentamente do que outros países à normalidade porque a pandemia agravou problemas políticos. O peso da política é enorme”, concluiu o artigo do Financial Times.

Você pode ler o artigo completo clicando aqui.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.