Live do Cafezinho: bate papo com o cineasta cearense Wolney Oliveira

Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP

CNMP volta a analisar polêmica sobre fundação da Lava-Jato para gerir R$ 2,5 bi

Por Redação

05 de agosto de 2020 : 08h44

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão e a Corregedoria do Ministério Público Federal (MPF) analisaram a polêmica em torno da criação de uma fundação privada pelos integrantes da Lava-Jato para gerir R$ 2,5 bilhões da Petrobras.

Concluíram, em momentos distintos, que não houve infrações disciplinares e arquivaram acusações contra Deltan Dallagnol e os demais procuradores envolvendo o tema.

Com conclusões que observaram a “boa-fé” e as “boas intenções” dos procuradores, os órgãos “liberaram” os representantes da Lava-Jato, ainda que discordassem sobre o mérito do instrumento jurídico adotado.

Agora, o caso volta à pauta do CNMP, por representação da senadora Kátia Abreu (PP-TO) para remover Deltan da operação.

O conselho deve analisar neste um mês um pedido para remoção de Deltan dos processos da Lava-Jato.

A fundação foi criada para que a Petrobras pudesse destinar ao Brasil valores correspondentes a penalidades de um acordo assinado com os EUA.

Para receber os recursos, era necessário um instrumento jurídico que permitisse ao governo dos EUA enviá-los para o Brasil. Assim, as partes do acordo optaram pela criação de uma fundação privada que seria gerida pelos membros da Lava-Jato.

Na época em que o caso veio a público, a PGR pediu ao ministro do STF Alexandre de Moraes que barrasse a fundação.

Moraes acolheu o pedido e determinou que os recursos fossem destinados à área da educação e a ações na Amazônia.

Foi após esse desfecho que os órgãos de controle do MPF abriram os primeiros procedimentos para analisar se os procuradores haviam cometido alguma irregularidade na criação da fundação.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta