Menu

Valor/Atlas Político traz Ceará para o xadrez eleitoral de 2022

Uma pesquisa do Atlas Político feita entre eleitores do Ceará nos oferece vários elementos para entender algumas virtudes e defeitos dos principais candidatos a presidência da república. Lula mantém seu prestígio intacto no Nordeste. No Ceará, o ex-presidente tem 51% dos votos no primeiro turno. E apenas não chega a 70% ou 80% porque o […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma pesquisa do Atlas Político feita entre eleitores do Ceará nos oferece vários elementos para entender algumas virtudes e defeitos dos principais candidatos a presidência da república.

Lula mantém seu prestígio intacto no Nordeste. No Ceará, o ex-presidente tem 51% dos votos no primeiro turno. E apenas não chega a 70% ou 80% porque o Ceará abriga também uma outra liderança nacional, Ciro Gomes, que tem seus respeitáveis 23,3%.

Bolsonaro também fincou pé no estado. Seus 22% são igualmente respeitáveis, sobretudo se os compararmos aos 2% de João Dória.

Os números de segundo turno deixam bem claro que Lula e Ciro, apesar de hoje posarem como adversários ferozes um do outro, vêem seus eleitores caminharem juntos no segundo turno contra Bolsonaro.

O atual presidente perderia no segundo turno de 72% X 21% para Ciro Gomes, e de 67% x 23% de Lula.

Ou seja, Bolsonaro não cresce um mísero voto do primeiro para o segundo turno. Seus 22% no Ceará constituem um teto.  Cem por cento dos eleitores de Ciro no primeiro turno migram para Lula no segundo turno, e vice-versa.

A pesquisa não é, todavia, boa notícia para a candidatura de Ciro Gomes, por colocar em evidência algumas de suas principais vulnerabilidades. A maior delas é que seu próprio berço político, onde ele tem mais força, é um estado o ex-presidente Lula é ainda mais forte que ele.

Lula, por sua vez, é um articulador pragmático, e seu encontro com Eunício Oliveira, principal adversário dos Ferreira Gomes no estado, mostrou que ele não poupará esforços para neutralizar o principal concorrente em sua própria casa.

A pesquisa no Ceará impõe também dificuldades a uma terceira via pela centro-direita (Doria, Eduardo Leite, Mandetta), porque ela mostra que essas forças, quando se trata de uma candidatura nacional, ainda estão bloqueadas no Nordeste. Tasso Jereissati é o único que teria uma performance digna no Ceará, porém fica bloqueado pela presença de Ciro, que tem o dobro de votos do tucano.

Outro assunto na mesa da política cearense é o governo do Estado. O atual governador, Camilo Santana (PT), é muito bem avaliado. Segundo a mesma pesquisa, ele tem 60% de aprovação. Poderia conquistar tranquilamente uma vaga ao Senado, mas terá que se acotovelar com Eunício Oliveira (MDB), que já adiantou que brigará pelo posto.

Camilo Santana tem a vantagem de ter apoio, amizade e respeito das duas principais lideranças do estado, posição que cultiva com o talento de um equilibrista.

O PDT cearense, por outro lado, não tem do que reclamar, pois em 2020, a legenda, que já era a que tinha mais prefeitos, cresceu ainda mais, além de manter a capital.

A legenda agora considera que é o momento de governar o estado. Seu candidato deve ser o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio.

Quanto ao PT, o encontro de Lula com Eunício, além de várias declarações de dirigentes da sigla, já deixaram mais ou menos claro que o PT apostará todas as suas fichas em seu principal trunfo, que é a candidatura presidencial de Lula, que hoje lidera as pesquisas, com vantagem crescente sobre Bolsonaro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ivan Monte

25/05/2021 - 22h54

Ciro foi totalmente excluído da campanha do prefeito eleito José Sarto(PDT), pois a sua presença faria do bolsonarista Capitão Vagner prefeito de Fortaleza. Ele sumiu da campanha, só apareceu depois da vitória. Obrigado Ciro…

Ronei

24/05/2021 - 19h28

Lula nao é idiota e nao vai acreditar nas pesquisas e se candidatar para perder nessa altura da vida, aos 80 anos, fora do jogo politico em primeira pesso com mais 2 de cadeia e outros 2 trancado em casa.

Um dia terà que criar coragem e resolver encarar os brasileiros pra ver o que acontece de verdade e decidir.

Lula é o passado (Cirolipa nao é nada) e nao tem a minima intençào de se candidatar pois sabe que nao tem chances…como ele mesmo disse jà ta velho demais pra isso. Por qual motivo deveria manchar a propria ficha politica de vencedor com uma derrota certa a beira dos 80 anos ?

O STF deu o que ele queria para sustentar a narrativa da persecuçào politica (na qual pouquissimos brasileiros acreditam), se candidatar e perder seria confirmar a derrota de 2018 além dessa…cairia a narrativa da sentença politica para tira-lo das eleiçoes….se quisessem os brasileiros teriam votado no poste dele como foi a Dilma por 2 vezes.

A bientot.

    Ronei

    24/05/2021 - 19h29

    “fora do jogo politico em primeira pessoa ha masi de 10 anos”

    André

    25/05/2021 - 04h59

    Vocês tem que interpretar a pesquisa como ela realmente deve ser interpreada, Ciro Gomes em seu Estado eleitoral, além de ter uma avaliação positiva menor que a do Lula, também tem ua avaliação NEGATIVA também maior que a do Lula, ou seja, se nem em seu território consegue ter bons números, imagina fora dele ! Game Over Ciro !

      Ivan Monte

      25/05/2021 - 22h53

      Ciro foi totalmente excluído da campanha do prefeito eleito José Sarto(PDT), pois a sua presença faria do bolsonarista Capitão Vagner prefeito de Fortaleza. Ele sumiu da campanha, só apareceu depois da vitória. Obrigado Ciro…

    Gilmar Tranquilão

    25/05/2021 - 07h58

    PASSAGEM DE RECIBO MAIOR QUE ISSO NÃO TEM!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ricardo seixas

24/05/2021 - 18h02

Eu sempre duvidei das pesquisas nacionais que dão menos ou mais que 12% para Ciro, mas depois dessa surra que leva de Lula no seu Ceará vou começar a refletir.

Caio Augusto

24/05/2021 - 17h23

o Ceará abriga também uma outra liderança nacional??? Ciro Gomes… kkkkkk

Paulo César Cabelo

24/05/2021 - 16h38

O que foi mesmo que Ciro disse sobre aqueles que não ganham aonde governaram?

Alexandre Brito

24/05/2021 - 16h20

Ciro nunca perdeu uma eleição no Ceará.

    Sebastião

    25/05/2021 - 08h25

    Vamos lembrar de Dilma X Aécio em MG. Lembro da chamada na TV: Quem conhece Aécio, não vota. Será assim com Ciro no Ceará. Perderá de lavada pra Lula. O que seria péssimo pra ele na política. Mas também, ele exagerou nos ataques a Lula.

    Perde força como terceira via, que já não tinha. Não tem como aglutinar apoios, sendo uma opção que perde no estado dele.

Nunes

24/05/2021 - 15h24

Certamente Bolsonaro não terá a maioria dos votos do NE mas serão mais do teve em 2018 e compensarão os que perdeu fisiologicamente em outras regiões.

    carlos

    25/05/2021 - 12h31

    Se for pela lógica, do cidadão esteticamente , a pesquisa está certa, porque o maior colégio eleitoral ele perde o segundo maior ele perde e só maioria em um deles que é porto alegre, como vai ganhar no Nordeste?

Railton Melo

24/05/2021 - 15h24

Bem vindo Miguel, vamos à luta, tenho voc^`e um comandante da informação para nós da esquerda juntos com o cafezinho saboreamos uma boa leitura

Kleiton

24/05/2021 - 14h15

Alguém já viu um candidato que não ganha nem 1% entre o segundo turno ?

Eu nunca vi…

    Lincoln

    24/05/2021 - 15h18

    Alckimin
    Teve menos votos no segundo turno que no primeiro turno quando disputou com o presidente Lula isso foi em 2006

    Paulo César Cabelo

    24/05/2021 - 16h39

    Em 2006 Alckmin teve menos votos no segundo turno do que teve no primeiro.

      Kleiton

      24/05/2021 - 23h01

      Obrigado, não sabia

    Virginia

    24/05/2021 - 16h43

    Não vi, pq foi a Paris.


Leia mais

Recentes

Recentes