Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Nova pesquisa Ipec sinaliza derrota massacrante de Bolsonaro

Por Miguel do Rosário

25 de junho de 2021 : 01h15

“É o massacre da serra elétrica”, diz o cientista político Christian Lynch.

O instituto Ipec, formado por ex-funcionários do Ibope, divulgou agora há pouco uma pesquisa de intenção de votos que deixou a internet em estado de choque.

Um choque de alívio.

O presidente Bolsonaro é um criminoso de alta periculosidade, e hoje produziu mais cenas de horror no Rio Grande do Norte, misturando-se sem nenhum cuidado sanitário a um pequeno grupo de populares que se interessaram em se aproximar. Nem o presidente nem seus seguranças usavam máscaras. Foi uma cena patética, triste, ainda mais considerando que o evento ficou quase completamente vazio.

Em dado momento, o presidente pega uma criança em seus braços e arranca-lhe a máscara.

É um grande alívio, portanto, que um monstro desse quilate apareça numa pesquisa realizada entre os dias 16 e 21 de junho, por um instituto prestigiado, com menos da metade de votos de Lula.

Segundo o Ipec, Lula tem 49% das intenções de voto, o que significaria mais da metade dos votos válidos e, portanto, uma vitória do petista no primeiro turno.

Bolsonaro, por sua vez, teria 23%.

Ciro Gomes pontua 7%, Dória 5% e Mandetta 3%.

Brancos e nulos seriam 10%, e apenas 3% se declararam indecisos.

Em votos válidos (excluindo nulos, brancos e indecisos), Lula teria 56%, 30 pontos a mais que os 26% de Bolsonaro, o que corresponderia a uma vitória folgada no primeiro turno. 

 

Alguns dados estratificados deixam bem claro que Lula hoje vence em setores politicamente estratégicos.

Por exemplo, entre evangélicos, vistos até então como um setor conservador e inclinado a votar em Bolsonaro, Lula tem 41% de intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro.

Entre católicos, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 22 pontos: 52% X 20%.

No Nordeste, Lula tem 63% das intenções de voto, contra 15% de Bolsonaro.

No Sudeste, Lula tem 47%, 23 pontos ‘a frente de Bolsonaro, que tem 24%.

No Sul, Lula também lidera, com 35%, contra 29% de Bolsonaro.

 

Os números são consistentes com a acelerada perda de prestígio do governo Bolsonaro, cujas notas ruim/péssimo saltaram 10 pontos desde fevereiro, e hoje marcam 49%.

As notas ótimo/bom, por sua vez, desabaram 4 pontos, e estão em apenas 24%.

O Ipec também pesquisou o potencial de votos dos diferentes candidatos.

O potencial de voto em Lula cresceu de 50% para 61%, ao passo que sua rejeição declinou de 44% para 36%.

Bolsonaro fez o caminho contrário: sua rejeição explodiu para 62%, ao passo que seu potencial mingou de 38% para 33%.

Ciro também melhorou seu potencial, de 25% para 29%, mas ainda tem rejeição relativamente alta (se comprada a seu potencial), de 49%.

Doria e Mandetta tem potenciais baixos e rejeição elevada.  

 

Conclusão: a pesquisa foi feita antes da escalada, nos últimos dias, dos escândalos envolvendo o presidente Bolsonaro, que já podemos chamar de “crise política”.

Os números confirmam outras pesquisas, que mostram uma queda acentuada das intenções de voto em Bolsonaro, e crescimento de Lula.

Com esses números, Lula terá muito mais facilidade para atrair apoios partidários, inclusive da centro-direita, como o PSD de Kalil e Eduardo Paes, e o MDB de Renan Calheiros.

O PSB, que ainda tem diretórios com dúvidas se a melhor estratégia é mesmo se aliar ao PT, dificilmente poderá resistir à força gravitacional do petista, ainda mais agora, que incorporou a seus quadros duas estrelas lulistas, Flavio Dino e Marcelo Freixo.

Todos os elementos conspiram para uma eleição polarizada, na qual Bolsonaro, pelo visto, deve sofrer uma derrota histórica no primeiro turno, desmoralizando completamente seus resmungos antecipados de “fraude”.

Mesmo os temores de um “golpe”, se já eram infundados, devem perder força, pois que não se vislumbra nenhum setor importante da sociedade disposto a se aliar a uma aventura suicida em apoio a um presidente cada vez mais rejeitado e com chances cada vez mais remotas de se reeleger.

Essa pesquisa mexe as placas tectônicas da política nacional. Políticos do “centrão” vão cobrar muito mais caro o apoio a um presidente em declínio, e provavelmente já devem estar fazendo seus planos sobre a melhor forma de pularem fora dessa canoa furada.

A terceira via, por sua vez, se vê numa situação extremamente complicada, ao menos até que a opinião pública possa ver como mais clareza até onde Bolsonaro pode cair. Sendo presidente, ou seja, portando uma caneta tão poderosa, e possuindo redes sociais ainda muito fortes (as maiores do país, até o momento), ainda é difícil imaginar um segundo turno sem Bolsonaro.

Não basta, além disso, que Bolsonaro perca pontos, mas que algum candidato da terceira via apresente crescimento consistente, o que ainda não se vê.

O eleitor bolsonarista arrependido, pelo jeito, está migrando diretamente para Lula. A polarização fica cada vez mais desequilibrada, com desvantagem para Bolsonaro, mas ainda assim é uma polarização.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

33 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jonas Jacques Verissimo junior

29 de junho de 2022 às 09h34

Noticiar que Lula ganha no primeiro turno é piada..o povo brasileiro não esqueceu o desastre petista, lembrando que não recebo dinheiro público ou sou militante de esquerda… qualquer governo que venha a ser instalado será melhor do que aqueles que não somente roubaram dinheiro, mas o cérebro da maioria…!

Responder

Cabral

12 de maio de 2022 às 14h37

Vcs da imprensa esquerdista , pensa que o povo brasileiro já está acordado dessas matérias que vcs fazem contra o presidente, tudo isso que vcs falam é mentira seu jornal esquerdista .o PT no Brasil não tem mais vez não a mamada acabou.

Responder

Andre Luiz

11 de maio de 2022 às 07h46

Eleição é como jogo de Futebol agente só sabe o resultado após os 90 minutos . Em todas eleição do PT seus candidatos sempre estão na frente fazem muito barulho e não apresentam nada de concreto. O PT esquece que quem elege é um povo consiente que faz grande diferença na hora da votação. Este negócio de pesquisas e balela o povo já sabe como são feitas estas pesquisas mais é bom o PT ficar na frente com suas pesquisas pois o resultado mesmo só no dia 02:aí vamos ver se estas pesquisas que o PT está comprando tem sucesso pois papel aceita tudo agora o voto é um só.

Responder

Alfredo Moura

11 de maio de 2022 às 06h54

Pesquisa comprada em cafezinho. Claro q vocês o lulaladrao de volta. E melhor ir se acostumando BOLSONARO 2022

Responder

Rafael

19 de abril de 2022 às 08h41

Boa, agora fica ai com teu salário mínimo e preso à um país ridiculamente desestabilizado. O povo brasileiro não domina nem a sua própria língua matriz… não tem a menor noção sobre política, legislação, economia, tal é a falta de intelecto que temos “representantes” que não representam ninguem a não ser eles mesmos… sociedade acomodada e néscia…. só mostra a incapacidade dessa população, pífia e pobre de espírito (pobre socialmente também, mas isso não vem ao caso)

Responder

    Rafael

    19 de abril de 2022 às 08h43

    Felizmente não teremos um elitista burro e falaciosamente aclamado pelos militares

    Responder

Adriano

12 de setembro de 2021 às 15h42

Caraca…como essas reportagens do cafezinho mentem…deturpam a realidade.. que mentira da geral!!!.não lutem contra a realidade!! Bolsonaro está mais forte e apoiado do que nunca!

Responder

carlos

04 de setembro de 2021 às 10h46

Esse marlos Antonio sobrinho, é mais um miliciano que que ouviu o galo cantar mas não sabe onde o galo cantou, eu acho que trabalha muito, explorando as comunidades e não sabe que isso é uma organização paramilitar , mas uma hora a verdade vai chegar aí ele vai ver o sol nascer quadrado em Bangu 8 ou em outro presídio de segurança máxima. Só lembrando que defende até a sua morte o direito de dize-la mas não posso concordar.

Responder

Valeriana

26 de junho de 2021 às 11h32

Essas pseudo pesquisas sao um insulto a inteligencia do brasilerios.

Responder

Marlos Antonio Sobrinho

26 de junho de 2021 às 09h18

Chega a parecer piada! Mas a verdade e clara…. mais um puxadinho da esquerda amada do LULADRÃO, colocando uma narrativa para a fraude nas eleições de 2022, assegurada pelo ministro (que nós vamos todo dia de manhã soltar ele no trono do WC). Brasileiros A MENSAGEM E CLARA… olhe para Argentina, temos que apoiar BOLSONARO, senão o velho esquema (para não dizer QUADRILHA), vai transformar ele em um Mauricio MACRI, e fazer o mesmo que fizeram com nossos vizinhos sul-americanos, E o projeto do FORO-DE-SÂO-PAULO..

Responder

Luiz Alberto

26 de junho de 2021 às 08h15

A quantidade e a “qualidade” de comentários do gado por aqui demonstram o desespero em que se encontram. Muito bom!

Responder

Gilmar Tranquilão

26 de junho de 2021 às 07h30

Cafezim, deixa uma ambulância na porta pq o gado tá se rasgando kkkkkk

Responder

O Demolidor

25 de junho de 2021 às 21h59

Surreal…..fico pensando naquela vez em que o Cirolipa sugeriu que o Lula saísse do páreo……e agora ele está tecnicamente empatado com o nulo do Mandetta perdendo para os votos brancos……..e olha que é o ex-ibope quem fala e saiu até na boca do Bonner…..perdeu 5 pontos….parece que a estratégia Santanista está funcionando….

Responder

Guldem

25 de junho de 2021 às 21h38

Desejo do fundo do meu coração que esse instituto ipec FECHE….KK

Responder

Mercilane Lins pessoa

25 de junho de 2021 às 19h55

Vai sonhando, bando de bandidos o ladrão de nove dedos só ganha se roubar as eleições,coisa que ele é mestre pois o que ele sabe fazer é roubar.Ja está tudo armado com a gangue do STF, soltaram o maior marginal da história da humanidade para impor a vontade deles ao povo. Vocês da imprensa também faz parte desce plano malignos.Mas os tempos são outros,podem fazer o que for ,o povo está vendo quem é do bem e quem é do mal.Estao pensando que o povo é bobo ,se querem viver o comunismo vão pra Cuba, Venezuela, vão prus quintos dos infernos mas deixa o Brasil em paz.#PARA SEMPRE BOLSONARO???????????????????????????

Responder

    Marco Vitis

    26 de junho de 2021 às 11h24

    MERCILANE: Mulher que apoia um MISÓGINO e GENOCIDA não tem dignidade.

    Responder

Alexandre Neres

25 de junho de 2021 às 17h59

“O alvo a ser atingido é Bolsonaro, um fascista no poder. O Ciro erra quando faz ataque ao presidente Lula. O alvo da oposição é muito claro”, declarou Carlos Siqueira, presidente do PSB, à Carta Capital.

Responder

    carlos

    27 de abril de 2022 às 16h14

    Esse é um miliciano que explora os cidadãos cariocas, mas o povo não acredita ➕ em fake news.

    Responder

Kleiton

25 de junho de 2021 às 14h33

Globo e esquerda juntas como sempre e mais do que nunca…ambas precisando de dinheiro.

Responder

paulo

25 de junho de 2021 às 13h27

A cenoura foi amarrada na cabeça do burro, foi dada a largada para eleger alguém do sistema econômico financeiro!
lula fazendo o papel que foi imposto para sua liberdade, veremos q vai levar a mão a panturrilha cair no campo simulando contusão e pedir substituição, a tal saída honrosa!
lula não será candidato, sua função e inviabilizar uma candidato progressista e viabilizar assim o candidato ,que ainda esta no forno, do sistema financeiro!

Responder

Robson

25 de junho de 2021 às 13h21

Boa tarde, Miguel.
Passando só para reafirmar que a pá de cal vem depois de uma paradinim em BH.
Um Pãozim D queijim com o Kalil.
Já era.
13 13 13 13 13 13….

Responder

antonio

25 de junho de 2021 às 11h59

Miguel, fico, temporariamente, muito feliz com a pesquisa. Mas é como eu sempre digo: nunca subestimem a ignorância de parte do povo brasileiro. Não saberia avaliar agora, mas temas como aborto, religião, drogas, comunismo e outros que são utilizados maquiavelicamente pela extrema-direita será que poderão fazer alguma diferença nas eleições de 22? Tomara que o povo reaja e extirpe esse mal do poder. Falta mais de um ano e a apreensão é grande. Como eu gostaria que a eleição fosse hoje!

Responder

Hilario

25 de junho de 2021 às 11h48

Vai pra rua Lula…os brasileiros te esperam….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

    Juliano

    25 de junho de 2021 às 23h17

    Vai nada, sabe muito bem o que o espera lá fora…

    Responder

Querlon

25 de junho de 2021 às 10h19

Esse menino queria recitar um poema ou algo parecido e com uma mascara na boca é ridiculo…com essa canalhiçe, nao vao para lugar nenhum.

Acabou-se o tempo em que a esquerda conseguia tampar a boca dos brasileiros com uma mascara…o monopolio da informaçào e das hisorias contadas do jeito que acham bom acabou esquerdetes.

Responder

canastra

25 de junho de 2021 às 10h13

Como se mascara servisse para alguma coisa.

Responder

Luan

25 de junho de 2021 às 10h05

Nao seria melhor e mais inteligente constatar que o Presidente da Republica junta multidoes de gente onde chega do Norte ao Sul e o pseudo condidato Sr. Lullla nao sai dos ambientes de puxa saco dele com medo de ser xingado ou apanhar na rua…?

Nao é mais util trabalhar com a realidade dos fatos que com pseudo pesquisas…?

Responder

    Julio

    25 de junho de 2021 às 23h16

    Tem idiotas que acreditam em pesquisas e seguem a honda de “votar para quem está na frente, para quem ganha”…mas a música mudou, o tempo passa e o monopólio da narrativa acabou.

    DATA FOLHA 2018… Bolsonaro não chega ao segundo e se chegar perde para todo mundo.

    E ainda dizem que Data Folha e confiável…

    Responder

Valeriana

25 de junho de 2021 às 09h54

A cada decisao do STF sai uma pesuisa com Lula que ganha 15%…o engraçado é que tem gente que acredita nessas pesquisas ridiculas.

Responder

    Juliano

    25 de junho de 2021 às 23h21

    Conhecendo a fome de poder da esquerda só hackeando essas urnas eletrônicas que o Brasil tem o privilégio de possuir na companhia de Bangladesh e Burundi….

    Responder

EU

25 de junho de 2021 às 08h45

DERROTA MASSACRANTE DOS MILITANTES CIRISTAS DISFARÇADOS DE ESQUERDA !!!

Responder

Alan C

25 de junho de 2021 às 06h28

Está migração de votos do jumento assassino para Lula mostra, de uma vez por todas, que a maioria do eleitorado não tá nem aí pra ideologia política, quer emprego e geladeira cheia.

Responder

Zé de Barra Mansa

25 de junho de 2021 às 02h59

Acho que se perderam nas contas: “Entre católicos, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 22 pontos: 52% X 20%”. Mais conhecido como 32 pontos.

Responder

Deixe um comentário