Cafezinho das 3: por que as manifestações de domingo floparam?

Foto: Reprodução

Cotado para o Senado, Rui Costa é bem avaliado pela maioria dos baianos, mostra levantamento

Por Gabriel Barbosa

25 de julho de 2021 : 12h14

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), inevitavelmente será apresentado pela cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores como um ‘case de sucesso’ do partido nas eleições de 2022.

A pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking mostra que o gestor baiano já tem o capital político necessário para se candidatar ao Senado Federal. O nível de bom/ótimo de Rui ficou em 47% e o Regular, 27,3%. Entre aqueles que consideram o governador petista ruim/péssimo é de 23,1% dos entrevistados.

No que diz respeito a aprovação, Rui alcança índice de 66,1%. Os baianos que o desaprovam é de 30,6% e Não sabe ou Não respondeu, 3,3%.

Fonte: Instituto Ranking

Além da alta aprovação, a conjuntura política local também favorece o governador Rui Costa. Recentemente, a cúpula baiana do Progressistas (PP), por meio do vice-governador João Leão, anunciou que deve continuar a aliança com o PT nas eleições de 2022.

De olho no Legislativo, o PP baiano pretende ampliar sua bancada de deputados na Câmara Federal e por isso, vai expandir seu leque de candidaturas. Em 2020, o partido conquistou 92 prefeituras e é o segundo no ranking baiano. O PSD do senador Otto Alencar tem o controle de 107 prefeituras.

Pelo lado dos petistas, o senador Jaques Wagner (PT) deve concorrer ao Palácio de Ondina pela terceira vez.

O ‘galego’ foi governador da Bahia por dois mandatos (2007 a 2015) e conseguiu fazer seu sucessor, justamente Rui Costa. Na segunda quinzena de agosto, o ex-presidente Lula (PT) deve oficializar pessoalmente com João Leão e Otto Alencar a continuidade da aliança com PP e PSD para o próximo pleito.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Valeriana

25 de julho de 2021 às 19h51

O governador da Bahia, virgula…
Rui Costa (PT), virgula…

E’ o nosso Gabrielzinho o homem das virgulas “ad libitum”…ta desvendado o misterio finalmete…!!

Responder

EdsonLuiz.

25 de julho de 2021 às 13h17

A política eleitoral no Brasil :

PT + PP,
bolsonaro + PP,
DEM + PSL + PP.

A qualidade do exercício da política no Brasil é muito ldeprimente. Política no Brasil tinha que melhorar, nem que fosse um pouquinho.

Responder

Deixe um comentário