Menu

FUP alerta para nova onda de surtos de Covid nas plataformas da Petrobras

Com a disparada dos casos de Covid-19, causados pelo avanço da variante Ômicron, o Sindipetro Norte Fluminense vem recebendo denúncias de vários casos de surtos nas plataformas da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, que tornou-se o epicentro desta nova fase da pandemia. A FUP cobrou providências da gestão da Petrobras, alertando […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Com a disparada dos casos de Covid-19, causados pelo avanço da variante Ômicron, o Sindipetro Norte Fluminense vem recebendo denúncias de vários casos de surtos nas plataformas da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, que tornou-se o epicentro desta nova fase da pandemia.

A FUP cobrou providências da gestão da Petrobras, alertando que pelo menos 28 petroleiros da plataforma PNA-1, da Petrobras, na Bacia de Campos, são considerados suspeitos de contaminação pela covid-19, mas que apenas a metade conseguiu desembarcar. Os demais estão sendo obrigados a cumprir isolamento na plataforma e, de forma contraditória, também devem cumprir suas funções na área, o que gera contato com os demais trabalhadores e amplia os riscos de contágio.

A situação se repete nas plataformas PGP-1 (Garoupa) e P-40, onde foram observados, até o momento, 14 trabalhadores com sintomas do coronavírus. Os empregados não estão sendo testados, desembarcados ou isolados após o contato com pacientes que testaram positivo para a covid-19.

Na próxima quinta-feira, 13, pela manhã, a FUP terá uma reunião com o grupo de Estrutura Organizacional de Resposta da Petrobras  (EOR) para cobrar explicações da empresa e discutir a atual situação dos trabalhadores frente ao novo panorama que se desenha para a pandemia no Brasil.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 27 de dezembro e 5 de janeiro, as notificações de contaminação pelo coronavírus nas plataforma dobraram, saltando de sete para 15 nesse período. A média móvel nos últimos 15 dias indicou alta de 3,14 para 6,75 trabalhadores contaminados.

O Ministério de Minas e Energia parou de publicar o Boletim de Monitoramento do Covid-19 em meados de dezembro, alegando a redução de casos registrados. O último boletim divulgado foi referente à semana de 14 de dezembro e contabilizou um total de quase 9 mil empregados da Petrobras contaminados pelo vírus, desde abril de 2020, e 59 óbitos. Os dados levam em consideração apenas os trabalhadores próprios da holding.

[Com informações da Agência Estado]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes