PT entra com processo de cassação de deputado do MBL por apologia ao nazismo

Nesta quarta-feira, 9, a bancada do PT na Câmara fez um pedido de cassação contra o deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP) no Conselho de Ética por quebra do decoro parlamentar.

Vale lembrar que na última segunda, 7, o parlamentar declarou durante a participação no podcast Flow que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. Ele disse após o podcaster Bruno Aiub, o Monark, ter defendido a existência de um partido nazista no Brasil.

Na visão do deputado, a melhor ideia de eliminar o discurso de ódio é liberando seus defensores a falarem sobre o nazismo para que possa ser “rechaçado” pela opinião pública. “Kim, você acha que é errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo?”, perguntou a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) durante a entrevista, e o parlamentar respondeu: “acho”.

No pedido, o PT afirma que o episódio “trata-se de escancarada apologia ao nazismo, que não encontra qualquer fundamento ou respaldo no direito de livre manifestação e expressão, na medida em que na ponderação de colisões entre direitos fundamentais, que não ostentam a condição de absolutos, a defesa da vida e da dignidade humana deve prevalecer sobre essas compreensões de ódio que ainda teimam em florescer em nossa sociedade”.

“A sociedade brasileira e a comunidade internacional ficaram perplexas e revoltadas, quando em determinado momento do programa, o Apresentador defendeu abertamente, de forma criminosa, a legalização de um partido nazista no Brasil”, completa.

Acesse o pedido do PT clicando aqui.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.