TSE responde aos militares

Nesta quarta-feira, 16, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou pública a resposta que deu a cúpula das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral brasileiro. O documento foi assinado pelo presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso.

Ressalta-se que o documento foi divulgado, segundo o TSE, após o vazamento parcial das informações. Antes disso, o material era tratado como sigiloso pela Comissão de Transparência Eleitoral (CTE).

“Diante do vazamento da existência de perguntas que foram formuladas, bem como do próprio teor das perguntas, o TSE resolveu divulgar o inteiro teor dos documentos que contêm as perguntas formuladas pelo general Heber Portela e as respostas elaboradas pela área técnica da Corte Eleitoral”, declara o TSE.

Vale lembrar que a decisão de divulgar o documento foi tomado pelo próprio Barroso, e pelos ministros e próximos presidentes do órgão, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Eles alegam que as informações prestadas às Forças Armadas a respeito do processo eleitoral são de interesse público e não impactam a segurança cibernética da Justiça Eleitoral.

“A arquitetura de segurança da urna eletrônica, combinada com as exigências de cadeia de produção e demais avaliações feitas pela equipe do TSE durante o planejamento da produção, garantem que haja segurança nas urnas produzidas independentemente do fornecedor dos componentes eletrônicos e independente da contratada, que projeta e integra a urna eletrônica”, finaliza o documento.

Para acessar o documento, clique aqui.

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.