Time destaca Lula como o ‘presidente mais popular do Brasil’

Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira, 4, a revista Time publicou sua nova edição com o ex-presidente Lula (PT) na capa e destacando que o líder progressista é o ‘presidente mais popular do Brasil’.

No texto, a Time diz que “o presidente mais popular do Brasil retorna do exílio político com a promessa de salvar a nação”.

Em outro trecho, o próprio Lula diz que “a política vive em cada célula do meu corpo, porque eu tenho uma causa. E nos 12 anos desde que deixei o cargo, vejo que todas as políticas que criei para beneficiar os pobres foram destruídas”.

A Time lembrou que o governo Lula “por meio de programas sociais progressistas, pagos pelo boom de produtos brasileiros como aço, soja e petróleo, o governo Lula tirou milhões da pobreza e transformou a vida da maioria negra e da minoria indígena do país”.

Já sobre o atual governo, “Bolsonaro deu um golpe em tudo isso, descartando políticas que ampliavam o acesso de pessoas pobres à educação, limitavam a violência policial contra comunidades negras e protegiam terras indígenas e a floresta amazônica”.

Na entrevista que o ex-presidente concedeu a revista, ele foi questionado sobre como será sua condução na economia brasileira, se vencer a eleição deste ano. “Sou o único candidato com quem as pessoas não devem se preocupar [com a política econômica]”, respondeu Lula.

“Porque já fui presidente duas vezes. Não discutimos políticas econômicas antes de vencer as eleições. Primeiro, você tem que ganhar as eleições”.

Outro ponto abordado pela Time foi a política externa e Lula lembrou que acredita na capacidade dos governantes resolverem suas diferenças através do diálogo e da diplomacia.

Com isso, o ex-presidente avalia que o presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes da União Européia não fizeram isso o suficiente no período que antecedeu a guerra entre Rússia e Ucrânia . 

“Os Estados Unidos têm muita influência política. E Biden poderia ter evitado [a guerra], não incitado”, diz ele. “Ele poderia ter participado mais. Biden poderia ter tomado um avião para Moscou para conversar com Putin. Esse é o tipo de atitude que você espera de um líder”.

“Vejo o presidente da Ucrânia, falando na televisão, sendo aplaudido, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares [europeus]”, diz Lula balançando a cabeça com indignação. “Esse cara é tão responsável quanto Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada”.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.