CNT/MDA: Lula cresce na espontânea e tem mais de 40% na estimulada

Foto: Ricardo Stuckert

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou na manhã desta terça-feira, 10, a pesquisa feita pela MDA que confirma a estabilidade e liderança da candidatura do ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto.

Na pesquisa espontânea, o líder progressista apresenta uma trajetória de crescimento desde que entrou, de fato, no jogo eleitoral. Em julho de 2021, por exemplo, Lula tinha 27,8% na espontânea. No levantamento deste mês, o ex-presidente registra 33,4%.

Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) saiu de 21,6% em julho para 27,3% em maio de 2022. Pela terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua estacionado. Em julho de 2021, o ex-governador do Ceará tinha 1,7% e agora 3,8%.

Com esses números, o pedetista ainda continua, nesta altura do campeonato, bem distante de chegar ao 2° turno. Vale lembrar que a pesquisa espontânea tem grande importância por revelar o nível de definição do eleitor.

Já na estimulada, boas notícias para Lula. Sua candidatura continua acima dos 40% das intenções de voto, mantendo a liderança. No período analisado pela pesquisa, o ex-presidente apenas oscilou dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Nos votos válidos, quando se exclui os votos brancos e nulos, a candidatura do ex-presidente chega a 46%.

Já o inquilino do Planalto subiu 5,4% de julho de 2021 a maio deste ano. A recuperação de Bolsonaro é confirmada pela saída do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da disputa presidencial. Nos votos válidos, Bolsonaro registra 36%.

Assim como Lula, Ciro Gomes (PDT) também registra oscilações dentro da margem de erro, mas sem representar uma ameaça a polarização. Em julho do ano passado, o ex-ministro tinha 5,9% e agora 7,1%. No caso de Ciro, ele chega a 8% nos votos válidos.

Assim como outros institutos, a MDA também mede a definição de voto por parte dos entrevistados. Em Lula, cerca de 78,1% dos eleitores que dizem votar nele afirmam que a decisão é definitiva contra apenas 21,9% que pode mudar. Esses números confirmam a solidez da candidatura de Lula.

Em Bolsonaro, o índice de definição é maior que a de Lula, com 82,1% ante 17,9% de que pode mudar. Isso mostra que apesar de inúmeros problemas por parte do seu governo, Bolsonaro consegue manter o apoio de uma fatia do eleitorado brasileiro.

Para Ciro Gomes, a situação é mais dramática. Apesar de 51%, entre seus eleitores, afirmarem que a decisão de voto na sua candidatura é definitiva, outros 49% dizem que pode mudar.

Isso mantém a tendência de que pelo menos metade dos eleitores do ex-ministro podem adotar a estratégia do voto útil na candidatura do ex-presidente Lula. É bom lembrar que dentro do PDT, existem quadros que defendem a adesão do partido a candidatura de Lula logo no 1° turno. O senador Weverton Rocha (PDT-MA) tem sido o canal oficial de Lula dentro do partido.

A pesquisa CNT/MDA realizou 2002 entrevistas (por telefone) entre os dias 4 e 7 de maio de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro do levantamento no TSE é BR-05757|2022. A pesquisa custou R$99.600,00 que foram custeados pela própria CNT.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.