Menu

Bahia: ACM Neto tem 70% dos votos entre eleitores de Lula, aponta Genial/Quaest

Nesta quarta-feira, 18, a Genial/Quaest divulgou os dados da pesquisa realizada na Bahia que mostra uma larga vantagem do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na corrida pelo governo do estado. O dirigente do União registra 67% das intenções de voto contra 6% do ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 18, a Genial/Quaest divulgou os dados da pesquisa realizada na Bahia que mostra uma larga vantagem do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na corrida pelo governo do estado.

O dirigente do União registra 67% das intenções de voto contra 6% do ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), candidato oficial de Jair Bolsonaro, registra 5%, e Kleber Rosa com 1%. Branco e Nulo com 12% e Indecisos 8%.

No segundo cenário, Neto chega a registrar 70% das menções contra 8% de Jerônimo e 2% de Kleber Rosa. Vale ressaltar que o cenário 2 não conta com a presença do nome de João Roma. Branco e Nulos também com 12% e Indecisos 7%. É bom ressaltar que diante destes cenários, a candidatura de ACM venceria no 1° turno.

Mas um dado interessante é que a candidatura de Neto tem, por ora, a preferência de 70% entre os eleitores baianos que pretendem votar no ex-presidente Lula para o Palácio do Planalto. Já Jerônimo tem a predileção de 9%. João Roma com 3% e Kleber Rosa com 2%.

Entre os eleitores de Bolsonaro, o ex-prefeito tem a preferência de 69%, 73% entre os eleitores de Ciro Gomes e 69% entre eleitores de André Janones. No caso de Jerônimo, entre 1% dos eleitores de Bolsonaro dizem votar nele, 0% entre eleitores de Ciro Gomes e 4% de André Janones.

Mas apesar da larga vantagem de Neto, sua candidatura ainda não pode ser considerada vitoriosa. A Genial/Quaest perguntou aos entrevistados se a escolha do voto para governador era definitiva e 52% disse que pode mudar. Outros 46% que é definitiva. Não sabe, 3%.

Quando a pesquisa faz o mesmo questionamento apresentando os nomes, cerca 51% entre eleitores de Neto diz que ainda pode mudar o voto contra 48% que é definitiva. No caso de Jerônimo, 74% entre seus eleitores diz que a escolha é definitiva contra 26% que pode mudar. Já para João Roma, 59% que é definitiva ante 41% que pode mudar.

A pesquisa também perguntou sobre quem o entrevistado prefere que vença a disputa pelo Palácio de Ondina. Para 53% dos baianos, que seja mais ligado a Lula, 29% nem ligado a Bolsonaro ou Lula, e 14% que seja ligado a Bolsonaro.

Em se tratando de apoio presidencial, a entrada de Lula na forma de apoiador da candidatura de Jerônimo muda completamente o cenário da disputa local. Sem os apoios, Neto vence o candidato petista no 1° turno (67% x 6%). Já com o apoio do ex-presidente, a disputa fica 47% para Neto e 34% de Jerônimo.

“Lula pode fazer a diferença sim, mas é bom não ignorar a força de ACM. Ele conseguiu aumentar a distância para Jerônimo mesmo com o apoio de Lula ao ex-secretário de educação de Rui Costa (gráfico anterior) e conseguiu, ainda, diminuir sua rejeição (22% para 19%)”, lembra o cientista político, Felipe Nunes.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 13 e 16 de maio, com 1.140 entrevistas presenciais em 74 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02283/2022 e BA-03239/2022.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

18/05/2022 - 08h17

“70% dos eleitores do “Tampinha ” irão votar em Lula ”
Aquele que em 2005 prometia dar uns cascudos no ex-presidente.
Alguém com pelo menos dois neurônios acredita nessa tolice.


Leia mais

Recentes

Recentes