Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Imagem: Divulgação

Felipe Nunes: Para onde vão os votos de João Doria?

Por Redação

23 de maio de 2022 : 15h51

Por Felipe Nunes

Pra onde vão os votos de Doria?

Há três perspectivas diferentes para responder essa pergunta.

1) Numericamente, não tem mudança significativa porque Doria sempre apareceu com pouco voto (3 a 5%), mas Ciro tem o maior potencial entre esses eleitores (54%), Lula tem potencial de 36% e Bolsonaro de 19%. Tebet é muito desconhecida.

2) Simbolicamente, a 3 via aumenta as chances de organizar sua tropa para tentar viabilizar uma opção fora da polarização. A coordenação das elites é fundamental para que os eleitores possam tomar decisões eleitorais. Até aqui, a 3 via mais atrapalhou do que ajudou o eleitor.

3) Politicamente, Lula aumenta as chances de vitória no primeiro turno, com o voto útil, pois o eleitor do Doria rejeita mais Bolsonaro (77%) do que Lula (62%).

Felipe Nunes é PhD em Ciência Política, professor da UFMG, especialista em pesquisa de opinião e diretor da Quaest

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Carlos

23 de maio de 2022 às 18h56

A senadora Simone Tebet, não tem chance, poque a começar pelo próprio MDB, que está esfacelado governadores do partido, que apoiam o presidente Lula, o PSDB também está dividido, e o outro partido que não força pq hoje não existe mais a fidelidade partidária, que obrigaria o partido a apoiar a candidatura de forma irrestrita é aí que o bicho pega.

Responder

Uganga

23 de maio de 2022 às 18h31

Segundo as pesquisas pagas pela Faria Lima vao para Lula…a Faria Lima precisa voltar a lucrar bilhoes financiando os estouros nas contas publicas, as dividas das estatais, ecc…

Responder

Canastra

23 de maio de 2022 às 18h24

Os votos de Doria nao chegam a 1%.

Responder

Ronei

23 de maio de 2022 às 18h04

Os votos de Dória são da esquerda e ficam a esquerda.

PTD, PDT, PSDB é tudo a mesma coisa maquiada de forma diferente.

Responder

Kleiton

23 de maio de 2022 às 18h02

Quem elegeu Dória em 2018 elegeu Bolsonaro.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina