Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Foto: Ricardo Stuckert

A possível “aliança branca” entre Lula e o União Brasil no Nordeste

Por Gabriel Barbosa

27 de junho de 2022 : 10h51

As pré-candidaturas competitivas do União Brasil aos governos de Alagoas, Bahia, Ceará e Piauí são prelúdios de como pode ser a relação do ex-presidente Lula (PT) com esses postulantes no decorrer dos pleitos estaduais.

Apesar de ter nomes do PT disputando em dois dos quatro estados mencionados, Lula compreende a necessidade de manter, se possível, uma certa postura de neutralidade ou a possibilidade de aliança branca (informal) com esses nomes do União Brasil a nível local.

Em diversas oportunidades, o ex-presidente tem dito que, caso vença a eleição, uma de suas primeiras medidas será de conversar com os governadores eleitos.

Trata-se da reconstrução do Pacto Federativo e das parcerias administrativas. É um pouco da repetição da estratégia de 2002. No caso do Nordeste, é ainda mais importante para Lula manter a relação pacífica com os futuros governadores, independente de partido.

Vale lembrar que, há décadas, o Nordeste é o principal reduto regional de Lula, onde o eleitorado mantém firme a predileção pelo ex-presidente, diferentemente das regiões Sul e Sudeste que já deram vitórias ao PSDB e no próprio Bolsonaro.

Por isso, é provável que o líder progressista não adote a postura de nacionalizar as disputas locais no Nordeste. Em outras palavras, Lula pode deixar o eleitor a vontade!

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará