Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Nova pesquisa no Piauí confirma liderança de Sílvio Mendes (União Brasil) na disputa pelo governo estadual

Por Gabriel Barbosa

27 de junho de 2022 : 15h20

Nesta segunda-feira, 27, o Instituto GP1 divulgou sua pesquisa (presencial) para o governo do Piauí que confirma o favoritismo do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), para assumir o Palácio de Karnak. Segundo o levantamento, Mendes aparece na liderança com 32,5% das intenções de voto.

Na segunda colocação, aparece o ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), com 23,6% das menções. O pré-candidato bolsonarista Major Diego Melo (PL) tem apenas 3,28%, Gessy Fonseca (PSC) com 2% e os outros nomes com 1%. Branco e Nulo com 17,6% e Indecisos, 15,2%.

Nos votos válidos, o pré-candidato do União Brasil aparece com 48,7% das intenções de voto contra 35,2% de Fonteles. Major Diego tem 4,8% e Gessy Fonseca com 3,1%. Diante deste cenário, Mendes fica próximo de vencer no 1° turno.

Na espontânea, o ex-prefeito de Teresina lidera com 14,8% das intenções de voto contra 9,5% do ex-secretário de Fazenda. Já o ex-governador Wellington Dias (PT) é citado por 4,4% dos entrevistados. Até mesmo o ex-presidente Lula aparece com 1,9%. O nível de indecisos é de 58,4%. Branco e Nulo com 5,2%.

Nos votos válidos da espontânea, Mendes vai a 41% das intenções de voto contra 26,2% de Fonteles. O ex-governador Wellington Dias com 12,1% e Lula com 5,3%.

Por fim, a pesquisa também traz o nível de rejeição dos dois principais nomes na disputa estadual. Neste quesito, Rafael Fonteles lidera com 17,5% e Mendes vem na sequência com 8%. Não sabe (24,4%) e Indecisos (23,3%). Quando se exclui os indecisos e branco/nulo, a rejeição de Fonteles sobe para 33,5% e a de Mendes também aumenta, para 15,4%.

A pesquisa do Instituto GP1 fez 1.250 entrevistas presenciais entre os dias 20 e 24 de junho. A margem de erro do levantamento é de 2,7% pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela JS Portais, Comunicação e Publicidade e está registrada no TRE-PI sob o n° PI-01849/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina