Menu

Quaest Ceará: Lula chega a 64% dos votos totais entre eleitores mais pobres

A primeira pesquisa Quaest no Ceará foi realizada entre os dias 27 de junho e 01 de julho, custou R$ 154.500,00, e foi paga pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PDT). Foram realizadas sondagens de intenção de voto para presidente e governador, com 1.500 entrevistas presenciais com eleitores cearenses. A pesquisa presencial traz números complicados para Ciro […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert

A primeira pesquisa Quaest no Ceará foi realizada entre os dias 27 de junho e 01 de julho, custou R$ 154.500,00, e foi paga pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PDT).

Foram realizadas sondagens de intenção de voto para presidente e governador, com 1.500 entrevistas presenciais com eleitores cearenses.

A pesquisa presencial traz números complicados para Ciro Gomes, político que se orgulha de nunca ter perdido em sua terra natal.

Dessa vez, Ciro está num distante terceiro lugar. Na pesquisa espontânea, ele tem apenas 3% dos votos, contra 42% de Lula e 14% de Bolsonaro.

Na estimulada, Ciro tem 11%, contra 59% de Lula e 18% de Bolsonaro.

Na divisão por segmentos, o destaque vai para a força de Lula entre eleitores com ensino fundamental, onde ele atinge 68% dos votos totais, contra 15% de Bolsonaro e 8% de Ciro.

Na divisão por renda, nota-se a mesma dinâmica, com Lula pontuando 64% entre os cearenses mais pobres (até 2 salários de renda familiar).

Nas simulações de segundo turno entre eleitores cearenses, Lula abriu quase 50 pontos sobre Bolsonaro (70% X 22%). O petista também ganharia com folga de Ciro Gomes, por 62% X 28%.

A Quaest também fez cenários para a disputa pelo governo do estado. No momento, Capitão Wagner lidera em todos os cenários. O adversário que chega mais perto é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio.

Entretanto, a governadora Izolda Cela tem a vantagem de ostentar uma rejeição relativamente baixa, de apenas 23%, contra 37% para Roberto Claudio.

A íntegra dela pode ser baixada aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sip

08/07/2022 - 14h51

Voto útil no primeiro turno é uma ideia MUITO, mas MUITO interessante.

Vocês me convenceram, vou votar no Luís Inácio e então cobrar que ele insira nas mentiras que ele conta coisas que eu vou acreditar e aí quando ele não fizer nada eu vou dizer que ele foi barrado pelo congresso que eu ajudei a eleger.

Ridículo, fiquem com seu santo. Afundem com ele, só garanto que eu não votarei no Lula e muito menos no Bolsonaro. Depois não reclamem e achem culpados.

Sebastião

07/07/2022 - 02h03

Essa pesquisa vai frustrar muitos entusiastas de Ciro. Só a militância fanático do deus Ciro, que irão manter os ataques a quem se posicionar a favor do voto útil em Lula.


Leia mais

Recentes

Recentes