Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Justiça arquiva denúncia contra Lula, Dilma e Mercadante

Por Redação

13 de agosto de 2022 : 08h30

Na noite desta sexta-feira, 12, o juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Ricardo Leite, arquivou a denúncia contra os ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizio Mercadante por suposta obstrução de investigação da então Operação Lava Jato.

Em março, o MPF já havia pedido a Justiça a prescrição da acusação contra o ex-presidentes e a rejeição da denúncia contra Mercadante.

A denúncia foi feita em 2017 pela Procuradoria-Geral da República, chefiada pelo então PGR, Rodrigo Janot, baseado na delação do ex-senador Delcídio do Amaral.

Sobre Lula e Dilma, o procurador Marcus Marcellus Gonzaga Goulart lembrou que o Código Penal reduz pela metade o prazo de prescrição à pessoas com mais de 70 anos. As acusações teriam ocorrido supostamente entre os anos de 2015 e 2016. Como Lula tem 76 anos e Dilma, 74, o juiz acolheu a recomendação.

Já sobre Mercadante, o procurador Goulart diz que não há “elementos probatórios mínimos” sobre a obstrução de investigação. Na época da delação, Delcídio afirmou que Mercadante teria oferecido auxílio à sua família em troca de não fazer a delação.

“Todavia, realizadas as diligências investigativas não se logrou apurar indícios de autoria e materialidade da prática delitiva”, diz a decisão.

“Conforme asseverado pelo Parquet, as provas entabuladas decorrem dos áudios da conversa que foi registrada por José Eduardo Marzagão, assessor parlamentar de Delcídio do Amaral, não havendo elementos probatórios a caracterizar obstrução à investigação criminal”, completou.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Francisco*

14 de agosto de 2022 às 09h51

Entre o VELHO e o velhaco, o brasileiro com mínima capacidade de discernimento, sabe e/ou intui bem, quem é que reúne condições de evitar que o país ‘vá pro saco’ de vez, confinado e isolado que está no brejo do atraso, da violência e da estultice continuada, como se inteligência e capacidade fossem dispensáveis, apenas para manter a continuidade desta incompetente corja rastejante desgovernando o Brasil, graças ora ao Centrão, aquele mesmo do “Heleno, Não Fica Um, Irmão”, que dá rima, otras cositas, mas não solução.

Basta!

Não adianta mentirem, criarem ‘boas notícias’, ameaçarem, ladrarem e espernearem ao perceberem que nada disso adianta, apenas adia, dá sobrevida de dias e logo mais de horas, ao que está mais que anunciado, estarem a caminho do fim de linha, do bota fora, da volta a cripta dos fascistas de onde jamais deveriam terem ressuscitado.

E pior, saídos em falanges de medíocres para serem alçados ao poder, mesmo que sabidamente incompetentes e incapazes de minimamente governarem o país, graças a obtusa, xucra e golpista classe dominante, secular mantenedora da âncora da desigualdade, à falta de candidato próprio viável em 2018.

Graça essa que atolou o país no brejo do atraso através da golpista operação Lava Jato, levando-nos ao ‘mato sem cachorro’ onde encontramo-nos, estagnados e sendo saqueados, desde então, até hoje e piorando, de regresso em regresso, céleres rumo a profundidades maiores do atraso pela meta-dependência colonial, e isso em pleno século XXI.

Restam 139 dias para acabar o pesadelo.

Responder

Ugo

13 de agosto de 2022 às 21h46

A esquerda estão errando tudo, o tempo não volta atrás e não se entende o que Lula têm a ver com a política hoje no ano de 2022 ?

Da para ver claramente que é mentalmente velho e que não tem interesse nenhum de estar onde está, repete as asneiras ideologicas de sempre mais alguma outra besteiras que chegam aos ouvidos dele pelos militontos e nada mais.

Ele mesmo disse várias vezes que está velho e foi obrigado a se candidatar porquê o STF o livrou da cadeia para por alguém enfrentando Bolsonaro, não foi claramente por vontade própria (que já não tinha nem em 2018).

Responder

EdsonLuíz.

13 de agosto de 2022 às 16h49

Arquivamento de processo… mais um!

Por um motivo que não justifica,… por mais um motivo que não justifica, … por mais outro, quem erra, mas tem poder e dinheiro, vai ficando impune. O Brasil é este país que arranja motivos para não julgar os denunciados, quando os denunciados têm poder, prestígio e dinheiro.

Se fosse um negro ou se fosse um branco pobre, “negro de tão pobre”, e eles nem julgavam; PRENDIAM e deixavam apodrecer preso e sem julgamento!

Sobre Eduardo Mercadante, sejamos sérios, não encontraram provas razoáveis sobre a possível culpa e, portanto, não cabia levá-lo a julgamento. Mas no caso de Lula e de Dilma o motivo para não julgar foi… PRESCRIÇÃO do tempo hábil para julgar, por eles já terem setenta e tantos anos.

Oras! Alguém ser mais velho devia ser motivo para ter mais responsabilidade e assumir seus atos e não para ficar impune!.

Mas, se está na lei que gente mais velha que erra tem vantagem quando for julgada… aí temos mais dous possíveis casos de impunidade.

Responder

EdsonLuíz.

13 de agosto de 2022 às 13h42

Antes, também:
Não faz NENHUM sentido denunciar Lula e não denunciar jair bolsonaro!

Temos que ser coerentes!

Responder

EdsonLuíz.

13 de agosto de 2022 às 12h50

Lula e o PT continuam enganando ao se dizerem democráticos e continuarem agredindo o povo da Ucrânia em seu direito de liberdade e de não ser oprimido por autoritários como a Rússia e Vladimir Putin: vejam lá no ‘brasil247.com.br’.

Lula e o PT continuam cuspindo no direito de autodeterminação do povo ucraniano.

Confiram no abusado ‘Brasil247’ (ou será ‘Brasil171’ o que essa gente está fazendo e desrespeitando a dor do povo da Ucrânia, que está sendo esfolado pelo abusado autocrata Vladimir Putin por não mais aceitarem ser oprimidos pela Rússia.

E o PT e petistas ficam pir aí dizendo que defendem a democracia e que são progressistas.

Não se deixe enganar pelo PT e por petistas enganadores! Tente dialogar com a parte civilizada do PT, mas não se intimide em denunciar a barbárie petista e a enganação do PT de se dizer defensor da democracia. Os petistas irão constrangê-lo e agredí-lo por denunciar os abusos e os erros ideológicos, morais e técnicos do PT e irão criar narrativas incoerentes com os fatos ou narrativas mal explicadas e irão tentar inverter as coisas, fazendo de você o torpe e deles os “bonzinhos”!

Fique com os fatos, argumente com os fatos e NÃO ACEITE SER INTIMIDADO pelo PT!

Não faz sentido nenhum denunciar miliciano, mas não denunciar corrupto!

Não faz sentido nenhum denunciar um antidemocrata e proteger outro que é apoiador de ditaduras!

Não faz nenhum sentido denunciar jair bolsonaro, mas não denunciar Lula e o PT!

Temos que ser coetentes!

Edson Luiz Pianca.

Responder

Paulo

13 de agosto de 2022 às 12h30

“Conforme asseverado pelo Parquet, as provas entabuladas decorrem dos áudios da conversa que foi registrada por José Eduardo Marzagão, assessor parlamentar de Delcídio do Amaral, não havendo elementos probatórios a caracterizar obstrução à investigação criminal, completou.”

Ora, ora, ora, agora áudio não vale?

E vai passando o trem da alegria, agora na 26ª estação…

Responder

Kleiton

13 de agosto de 2022 às 09h16

Mais uma cartinha mongola por favor…kkkkkkk

Os brasileiros estão muito interessados nas cartinhas para Lula: https://fb.watch/eTjGqPIYat/

Não vão impor mais nada com narrativas e mentiras.

Responder

Deixe um comentário