Menu

Justiça arquiva denúncia contra Lula, Dilma e Mercadante

Na noite desta sexta-feira, 12, o juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Ricardo Leite, arquivou a denúncia contra os ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizio Mercadante por suposta obstrução de investigação da então Operação Lava Jato. Em março, o MPF já havia pedido a Justiça a prescrição da acusação contra o ex-presidentes e a […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Na noite desta sexta-feira, 12, o juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Ricardo Leite, arquivou a denúncia contra os ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizio Mercadante por suposta obstrução de investigação da então Operação Lava Jato.

Em março, o MPF já havia pedido a Justiça a prescrição da acusação contra o ex-presidentes e a rejeição da denúncia contra Mercadante.

A denúncia foi feita em 2017 pela Procuradoria-Geral da República, chefiada pelo então PGR, Rodrigo Janot, baseado na delação do ex-senador Delcídio do Amaral.

Sobre Lula e Dilma, o procurador Marcus Marcellus Gonzaga Goulart lembrou que o Código Penal reduz pela metade o prazo de prescrição à pessoas com mais de 70 anos. As acusações teriam ocorrido supostamente entre os anos de 2015 e 2016. Como Lula tem 76 anos e Dilma, 74, o juiz acolheu a recomendação.

Já sobre Mercadante, o procurador Goulart diz que não há “elementos probatórios mínimos” sobre a obstrução de investigação. Na época da delação, Delcídio afirmou que Mercadante teria oferecido auxílio à sua família em troca de não fazer a delação.

“Todavia, realizadas as diligências investigativas não se logrou apurar indícios de autoria e materialidade da prática delitiva”, diz a decisão.

“Conforme asseverado pelo Parquet, as provas entabuladas decorrem dos áudios da conversa que foi registrada por José Eduardo Marzagão, assessor parlamentar de Delcídio do Amaral, não havendo elementos probatórios a caracterizar obstrução à investigação criminal”, completou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco*

14/08/2022 - 09h51

Entre o VELHO e o velhaco, o brasileiro com mínima capacidade de discernimento, sabe e/ou intui bem, quem é que reúne condições de evitar que o país ‘vá pro saco’ de vez, confinado e isolado que está no brejo do atraso, da violência e da estultice continuada, como se inteligência e capacidade fossem dispensáveis, apenas para manter a continuidade desta incompetente corja rastejante desgovernando o Brasil, graças ora ao Centrão, aquele mesmo do “Heleno, Não Fica Um, Irmão”, que dá rima, otras cositas, mas não solução.

Basta!

Não adianta mentirem, criarem ‘boas notícias’, ameaçarem, ladrarem e espernearem ao perceberem que nada disso adianta, apenas adia, dá sobrevida de dias e logo mais de horas, ao que está mais que anunciado, estarem a caminho do fim de linha, do bota fora, da volta a cripta dos fascistas de onde jamais deveriam terem ressuscitado.

E pior, saídos em falanges de medíocres para serem alçados ao poder, mesmo que sabidamente incompetentes e incapazes de minimamente governarem o país, graças a obtusa, xucra e golpista classe dominante, secular mantenedora da âncora da desigualdade, à falta de candidato próprio viável em 2018.

Graça essa que atolou o país no brejo do atraso através da golpista operação Lava Jato, levando-nos ao ‘mato sem cachorro’ onde encontramo-nos, estagnados e sendo saqueados, desde então, até hoje e piorando, de regresso em regresso, céleres rumo a profundidades maiores do atraso pela meta-dependência colonial, e isso em pleno século XXI.

Restam 139 dias para acabar o pesadelo.

Ugo

13/08/2022 - 21h46

A esquerda estão errando tudo, o tempo não volta atrás e não se entende o que Lula têm a ver com a política hoje no ano de 2022 ?

Da para ver claramente que é mentalmente velho e que não tem interesse nenhum de estar onde está, repete as asneiras ideologicas de sempre mais alguma outra besteiras que chegam aos ouvidos dele pelos militontos e nada mais.

Ele mesmo disse várias vezes que está velho e foi obrigado a se candidatar porquê o STF o livrou da cadeia para por alguém enfrentando Bolsonaro, não foi claramente por vontade própria (que já não tinha nem em 2018).

EdsonLuíz.

13/08/2022 - 16h49

Arquivamento de processo… mais um!

Por um motivo que não justifica,… por mais um motivo que não justifica, … por mais outro, quem erra, mas tem poder e dinheiro, vai ficando impune. O Brasil é este país que arranja motivos para não julgar os denunciados, quando os denunciados têm poder, prestígio e dinheiro.

Se fosse um negro ou se fosse um branco pobre, “negro de tão pobre”, e eles nem julgavam; PRENDIAM e deixavam apodrecer preso e sem julgamento!

Sobre Eduardo Mercadante, sejamos sérios, não encontraram provas razoáveis sobre a possível culpa e, portanto, não cabia levá-lo a julgamento. Mas no caso de Lula e de Dilma o motivo para não julgar foi… PRESCRIÇÃO do tempo hábil para julgar, por eles já terem setenta e tantos anos.

Oras! Alguém ser mais velho devia ser motivo para ter mais responsabilidade e assumir seus atos e não para ficar impune!.

Mas, se está na lei que gente mais velha que erra tem vantagem quando for julgada… aí temos mais dous possíveis casos de impunidade.

EdsonLuíz.

13/08/2022 - 13h42

Antes, também:
Não faz NENHUM sentido denunciar Lula e não denunciar jair bolsonaro!

Temos que ser coerentes!

EdsonLuíz.

13/08/2022 - 12h50

Lula e o PT continuam enganando ao se dizerem democráticos e continuarem agredindo o povo da Ucrânia em seu direito de liberdade e de não ser oprimido por autoritários como a Rússia e Vladimir Putin: vejam lá no ‘brasil247.com.br’.

Lula e o PT continuam cuspindo no direito de autodeterminação do povo ucraniano.

Confiram no abusado ‘Brasil247’ (ou será ‘Brasil171’ o que essa gente está fazendo e desrespeitando a dor do povo da Ucrânia, que está sendo esfolado pelo abusado autocrata Vladimir Putin por não mais aceitarem ser oprimidos pela Rússia.

E o PT e petistas ficam pir aí dizendo que defendem a democracia e que são progressistas.

Não se deixe enganar pelo PT e por petistas enganadores! Tente dialogar com a parte civilizada do PT, mas não se intimide em denunciar a barbárie petista e a enganação do PT de se dizer defensor da democracia. Os petistas irão constrangê-lo e agredí-lo por denunciar os abusos e os erros ideológicos, morais e técnicos do PT e irão criar narrativas incoerentes com os fatos ou narrativas mal explicadas e irão tentar inverter as coisas, fazendo de você o torpe e deles os “bonzinhos”!

Fique com os fatos, argumente com os fatos e NÃO ACEITE SER INTIMIDADO pelo PT!

Não faz sentido nenhum denunciar miliciano, mas não denunciar corrupto!

Não faz sentido nenhum denunciar um antidemocrata e proteger outro que é apoiador de ditaduras!

Não faz nenhum sentido denunciar jair bolsonaro, mas não denunciar Lula e o PT!

Temos que ser coetentes!

Edson Luiz Pianca.

Paulo

13/08/2022 - 12h30

“Conforme asseverado pelo Parquet, as provas entabuladas decorrem dos áudios da conversa que foi registrada por José Eduardo Marzagão, assessor parlamentar de Delcídio do Amaral, não havendo elementos probatórios a caracterizar obstrução à investigação criminal, completou.”

Ora, ora, ora, agora áudio não vale?

E vai passando o trem da alegria, agora na 26ª estação…

Kleiton

13/08/2022 - 09h16

Mais uma cartinha mongola por favor…kkkkkkk

Os brasileiros estão muito interessados nas cartinhas para Lula: https://fb.watch/eTjGqPIYat/

Não vão impor mais nada com narrativas e mentiras.


Leia mais

Recentes

Recentes