Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Genial/Quaest: Bolsonaro cresce cinco pontos e encosta em Lula no Rio de Janeiro

Por Gabriel Barbosa

18 de agosto de 2022 : 08h15

A Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira, 18, a pesquisa de intenção de voto para presidência da República entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro.

Nela, Jair Bolsonaro (PL) apresentou crescimento de cinco pontos e já empata numericamente com o ex-presidente Lula (PT). Segundo o levantamento, Bolsonaro saiu de 34% para 39%, encostando em Lula que estagnou justamente nos 39%.

Considerado o estado mais evangélico do país, o Rio de Janeiro exponenciou seu apoio a Bolsonaro justamente neste recorte do eleitorado. De acordo com a Genial/Quaest, o apoio evangélico a reeleição de Bolsonaro subiu de 51% para 56%.

Já o ex-presidente Lula apresentou queda de cinco pontos entre os eleitores católicos fluminenses. Ele declinou de 44% para 39%. Enquanto isso, Bolsonaro subiu sete pontos nesse segmento, indo de 28% para 35%.

Outro ponto que explica a melhora de Bolsonaro entre os eleitores fluminenses é o seu crescimento entre os eleitores de baixa renda.Apesar de aparecer numericamente atrás de Lula, Bolsonaro já se encontra empatado com o petista (41% x 37%).

Ainda neste recorte do eleitorado, Lula também apresentou queda de seis pontos, de 47% para os atuais 41% das intenções de voto entre os mais pobres. Nos outros recortes por renda, Lula e Bolsonaro também se encontram empatados.

Ainda no estado do Rio, o empate entre Lula e Bolsonaro tornou-se realidade até mesmo numa disputa de 2° turno. No cenário levantado pela pesquisa, o empate seria de 44% para Lula contra 42% de Bolsonaro. Como mostramos, a pesquisa Ipec também sinalizou esse crescimento de Bolsonaro no Rio de Janeiro.

A Genial/Quaest ouviu 1.500 eleitores de 47 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob os códigos BR-08389/22 e RJ-07554/22.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Uganga

18 de agosto de 2022 às 11h06

Quem acertou o resultado das eleiçoes de 2018 (principalmente no primeiro turno, no segundo o jogo ja tava fechado ha muito tempo, era sò chutar qualquer coisa que dava certo) nao foram obviamente as pesquisas mas as imagens com os candidatos nas ruas que a esquerda e a velha imprensa escondem ou rotulam como “antidemocraticas”, “golpistas” e outras asneiras filhas do direito ao esperneio livre.

As imagens nao mudaram de 2108 pra cà.

O dia 7 de setembro serà uma das maiores manifestaçoes espontaneas (sem claque bancada assaltando os cofres publicos) da historia do Brasil.

Responder

Efrem Ventura

18 de agosto de 2022 às 10h23

Lula fica so com o NE e com numeros diferentes do passado

Responder

dudu

18 de agosto de 2022 às 10h22

As eleiçoes ja estao decididas ha muito tempo independentemente das invençoes das pesquisas.

Responder

Henrique de Oliveira

18 de agosto de 2022 às 08h57

Tudo dentro do normal , afinal o Rio é um estado miliciano e tem um grande numero de Jihadistas do ISIS Bozonarista nos templos.

Responder

Deixe um comentário