IPEC: 59% dos eleitores de Ciro podem mudar voto no 1° turno

Imagem: Reprodução

O levantamento da IPEC não traz boas notícias para a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Além da estagnação e o empate técnico com a candidata Simone Tebet (MDB), o ex-governador também pode ver seus eleitores migrarem para os concorrentes.

De acordo com a pesquisa, 59% dos eleitores que hoje dizem votar em Ciro Gomes também afirmam que podem mudar de voto já no 1° turno. Já entre aqueles que dizem não pretender mudar o voto na candidatura de Ciro, houve uma queda abrupta de oito pontos, de 48% para 40%.

A IPEC entrevistou 2512 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro de 2022 em 158 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Globo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.

Ataques a Lula

Ontem, na entrevista que concedeu ao programa Pânico da Jovem Pan, Ciro Gomes, voltou a dizer que o ex-presidente Lula (PT) sofre de uma fragilidade psicológica.

Durante o programa, Ciro foi questionado sobre o desempenho do petista no debate da Band.

“Conheço o Lula há quase 40 anos. Eu nunca vi o Lula tão enfraquecido, tão debilitado psicologicamente. Ele não conseguiu se defender de um ataque de corrupção do Bolsonaro. E aí fica com essas palavras que botam na boca dele para explicar o inexplicável”, disparou.

Vale lembrar que na semana passada, Ciro escreveu no Twitter que Lula “está cada dia mais fraco – fisicamente, psicologicamente e teoricamente – para enfrentar a direita sanguinária”. Devido a repercussão negativa, inclusive entre os próprios apoiadores, Ciro apagou a publicação.

Horas depois, em uma entrevista coletiva, o ex-ministro afirmou que não tinha intenção de falar mal sobre a saúde mental do líder progressista. “Veja, não falei nada sobre estado de saúde. Eu só achei que aquilo ali era meio duro demais e podia entrar na má inteligência”, afirmou.

Ainda na Jovem Pan, Ciro voltou a negar apoio ao ex-presidente Lula num provável segundo turno contra Bolsonaro. “Eu passo uma campanha inteira dizendo que o PT virou uma organização criminosa, eles me insultam, me agridem todo dia e ainda esperam que eu apoie eles no segundo turno. Sabe como é? Nunca mais, Juvenal. Ele é um encantador de serpentes, mas a mim ele não engana mais”.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.