Em seu primeiro discurso internacional após vencer a eleição no Brasil, realizado na COP27, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou em “nova ordem internacional”.
O líder progressista também sinalizou ao mundo que o seu governo, a partir 1° de janeiro de 2023, “terá o mais alto perfil na estrutura” no que diz respeito ao tema da mudança climática.
Ele também lembrou aos presentes que a crise climática “compromete vidas e gera impactos negativos na economia dos países” e citando dados da Organização Mundial da Saúde e não deixou de criticar o desmonte patrocinado pelo governo Bolsonaro.
Ainda em seu discurso, Lula deixou claro para as lideranças de outros países que seu governo atuará fortemente na protecao da floresta Amazônica. “Não há segurança climática para o mundo sem a Amazônia protegida”, disse.
Em outro momento, o presidente eleito assegurou que o Brasil irá passar por um processo de pacificação. “Não existem dois Brasis, nem dois planetas Terra”, lembrou Lula.
“Precisamos de mais empatia e mais confiança entre os povos. Superar e ir além dos interessas nacionais imediatos, para ser capazes de tecer coletivamente uma nova ordem internacional que reflita necessidades para o presente e futuro”.
Francisco*
17/11/2022 - 15h09
Enquanto isso, por aí, mundão afora, sabe-se lá por que…, não é mesmo?
“Brazil is back”: At COP27, Lula wows to be a global climate leader (Washington Post)
Expectations Run High as an Exuberant Lula Speaks at Climate Summit (The New York Times)
Lula will Klimagipfel 2025 im Amazonasgebiet abhalten (no site da Der Spiegel)
Lula fue ovacionado en la COP27 y pidió que haya una futura cumbre en el Amazonas (La Nación)
Brasil regresa a la lucha contra el cambio climático de la mano de Lula da Silva (El País)
COP27: Lula apelle à la creátion “urgente” d’un fonds destiné à couvrir les dégâts climatiques (Le Monde)
…
EdsonLuíz.
16/11/2022 - 21h36
Sim a todas as propostas grandes! Sempre sim!
▪Agora, se é alguém associado a milicianos e que tenha como ídolos alguns dos carniceiros de regimes truculentos passados o que fala, você acredita em suas falas?
▪E se quem fala for alguém envolvido em um gigante escândalo de corrupção, depois em outro, e que tenha liderado a gestação de uma crise econômica gigante, levando um país como o Brasil à recessão inimaginável, com um desemprego com dinâmica que apontava para o céu e que precisou ser contida por medidas bem duras, nesse você acredita?
Sobre pacifjcar o Brasil, que realmente precisa ser pacificado, nem sendo um, nem se fosse o outro, nenhum dos dois populistas que hoje lideram servem para pacificar o Brasil, quando são eles as principais causas de o Brasil estar conflagrado.
Neste momento, o Brasil precisava ter outro nome para liderar. Podia ser do PT; Podia ser do PL, mas precisava que fosse outro nome, diferente destes dois populistas que hoje lideram o Brasil.
carlos
16/11/2022 - 19h59
O presidente brasileiro foi tão desidioso, sem um pingo de vergonha de trabalhar 24 minutos por dia , isso é crime o povo brasileiro sugeriu a ele que criasse uma comissão de notáveis para para julgar os casos inclusive resolver os problemas só STM do poder judiciário inclusive.
carlos
16/11/2022 - 19h52
Os integrantes chefe das forças armadas não estão saindo fora das quatro linhas da constituição Federal, não existe poder moderador as forças armadas portanto tem que procurar outras coisas pra fazer pq o povo brasileiro sabe a função das forças armadas que guardar as fronteiras do Brasil e da Amazônia.
Jonathan
16/11/2022 - 19h38
Realmente alguém acredita que esse analfabeto alcoolatra sabe do que està falando ?
alex
16/11/2022 - 19h34
As babaquices pré embaladas e inuteis de sempre.
Paulo
16/11/2022 - 19h23
“Nova Ordem Internacional”? Huuuummmm…