Menu

Hamilton Mourão chama de “hipocrisia” o combate ao garimpo ilegal na terra Yanomami

Ex-vice presidente acha que invasores têm apoio de parte dos donos da floresta invadida 02 de Fevereiro de 2023 às 17:08 Redação Brasil de Fato | Porto Alegre Brasil de Fato — O ex-vice-presidente da República e agora senador Hamilton Mourão (Republicanos–RS) chamou de “hipocrisia” o combate à exploração de ouro na terra indígena Raposa […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Romério Cunha/VPR/ Direitos Reservados

Ex-vice presidente acha que invasores têm apoio de parte dos donos da floresta invadida

02 de Fevereiro de 2023 às 17:08

Redação Brasil de Fato | Porto Alegre

Brasil de Fato — O ex-vice-presidente da República e agora senador Hamilton Mourão (Republicanos–RS) chamou de “hipocrisia” o combate à exploração de ouro na terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A declaração aconteceu hoje (2) durante entrevista ao programa Timeline, da rádio Gaúcha.

“Enquanto for tratado nessa hipocrisia de que não pode haver exploração, vai haver a invasão”, argumentou. Afirmou que a invasão do garimpo ilegal é “recorrente”. Entende que o Estado terá que sempre estar combatendo os invasores. Para ele, os garimpeiros ilegais até contariam com a cumplicidade “de parte da tribo”.

Indagado sobre essa suposta cumplicidade dos próprios donos da terra invadida, reiterou a resposta. “Tu acha que índio que viver o resto da vida enfurnado na floresta? Quer celular, quer camionete, quer ar condicionado. Não quer viver de caça e pesca o resto da vida”, retrucou.

“Eu não recebi nenhum pedido”

O general da reserva negou que tenha havido erro na gestão federal durante o mandato Jair Bolsonaro, hoje acusado inclusive por genocídio tanto no Brasil quanto no exterior contra o povo Yanomami. Citou cinco operações da Polícia Federal, que teriam apreendido 75 aviões usados pelo garimpo ilegal, além de confiscar e destruir equipamentos dos invasores.

“O governo federal trabalhou, estávamos enfrentando a pandemia, há um trânsito de indígenas da Venezuela para o Brasil”, alegou.

Foi questionado sobre a já desmentida presença maciça na reserva de indígenas vindos da Venezuela. Ríspido, Mourão afirmou que não falava “de orelhada” ou de “ouvir falar”, invocando seus conhecimentos sobre a área.

Ex-coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal – “minha função era de coordenação fazendo o contato entre os ministérios” – o senador foi perguntado sobre os 60 pedidos de socorro feitos por lideranças Yanomamis durante o governo passado sem nenhuma resposta. “Eu não recebi nenhum pedido”, respondeu.

Nos seus cálculos, o número de 20 mil garimpeiros ilegais na terra Yanomami não é “o correto”. Acha que é bem menor. Deu a entender que a questão indígena cresce na mídia nacional e internacional por conta da pressão exercida contra o país.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

WWagner Indigo

05/02/2023 - 07h23

Mourão chora os ” álvaras” que cessaram , para exploração do garimpo . Heleno também berra !!!

Sergio Furtado Cabreira

05/02/2023 - 06h45

Você é apenas um canalha desprezível!
Uma pessoinha que descarta as evidências e fica feliz em expelir mais ódio!
Ser frustrado é isso… você vira bosomínion!

Luis Campinas

05/02/2023 - 00h25

É permitido um comentário desse tipo aqui? Claro que tem gente por trás e sao grandes empresas ligadas ao mercado, membros civis e militares do governo Bolsonaro. É só lembrar que o papo no meio dos pastores falava de pagar com barras de ouro. Bolsonaro vai ser condenado no TPI. Só gostaria que entrassem uma turminha junto.

Kleiton

04/02/2023 - 18h21

É claramente uma palhaçada montada sob medida essa dos “bahianomami” usando crianças e idosos para se promover Brasil afora com o uso das câmeras Globo… está na cara que tem gente por trás disso.

Quem garimpa ou cobra para garimpar são os índios.

O Brasil ruim lugar de animais, repugnante de tão sujo e infestado de gente imunda.


Leia mais

Recentes

Recentes