Menu

A CPI que falta ao Brasil

Infelizmente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que se buscava instalar no senado federal para apurar as responsabilidades e crimes no 8 de janeiro acabou virando água e embora eu geralmente subestime a capacidade de articulação dos nossos pitorescos políticos de extrema direita, nessa eles conseguiram. Tudo começou com senadores como Marcos do Val (PODEMOS-ES) […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Na sessão do Congresso de 3 de julho, senadores e deputados aprovaram requerimento para criação da CPI mista sobre notícias falsas Jefferson Rudy/Agência Senado

Infelizmente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que se buscava instalar no senado federal para apurar as responsabilidades e crimes no 8 de janeiro acabou virando água e embora eu geralmente subestime a capacidade de articulação dos nossos pitorescos políticos de extrema direita, nessa eles conseguiram.

Tudo começou com senadores como Marcos do Val (PODEMOS-ES) apresentando alegações das mais estapafúrdias para culpar o governo pela destruição provocada por manifestantes que almejavam derrubar o governo (?), na ocasião todos ficaram sem entender as 5 versões diferentes do senador para uma mesma história ou suas declarações alucinadas e efusivas de que teria documentos sigilosos sobre o tema.

O senador chegou ao ridículo de exibir um simples calendário da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) como se fosse um documento sigiloso e depois disso sumiu.

Agora tudo começou a fazer sentido.

Enquanto isso, se desenrolava e viabilizava a CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e que provavelmente atingiu um dos seus pontos máximos na ultima quinta-feira (16) com o depoimento do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Jorge Eduardo Naime ao responder os questionamentos do deputado distrital, Fábio Felix (PSOL-DF) e que colocou os generais no centro do caos instalado em Brasília.

É claro que por ser uma câmara de nível estadual, ela possuí suas limitações não só para investigar mas também para gerar repercussão e infelizmente, o dia 16 de março talvez se torne apenas mais um dia.

Já no Congresso Nacional, com a extrema direita prometendo transformar a CPI num verdadeiro circo de alucinações de Q-Anon, acovardou o governo e a sua base, que retiraram o apoio a qualquer iniciativa do tipo no Congresso.

Há quem justifique que a CPI se tornou desnecessária já que o Supremo Tribunal Federal já investiga o ocorrido. Bem, por um lado é verdade, por outro, afasta a população de participar de um processo necessário de apuração histórica e responsabilização dos criminosos que ameaçam o Brasil desde a sua formação como República: as forças armadas.

Faria bem ao país colocar um general no banco dos depoentes do Congresso Nacional para mostrar que quem manda é o poder civil (não o contrário) e então se fazer todas as inquirições necessárias. Seria bom um general responder em alto e bom som porquê as três forças assinaram uma nota em conjunto chancelando os acampamentos delinquentes ou porque agiram de forma intencional para suscitar desconfianças sobre o sistema eleitoral.

Seria bom entender porque os criminosos não foram na noite do dia 8 de janeiro e qual era o papel da esposa do general Villas Bôas no acampamento no QG de Brasília.

Seria melhor ainda poder convocar Jose Múcio Monteiro, Ministro da Defesa, e cobrar explicações sobre seus posicionamentos lenientes e inconsequentes antes do caos em Brasília. Seria bom passar a limpo o episódio onde um general decidiu afrontar um ministro de Estado, no caso Flavio Dino.

São muitas coisas que não saberemos por medo de alguns arruaceiros e suas teorias da conspiração que certamente seriam ditas impunemente sem qualquer implicação penal ou responsabilização por parte do Senado federal e seu conselho de ética.

Vencem os generais que seguiram dando as cartas no Brasil e colocando o arcabuz na nuca de todo e qualquer presidente eleito, tal qual um criminoso ao extorquir suas vítimas.

Enquanto isso, os generais saem de mais dadas com o Ministro da Defesa em seu projeto de PEC que mandará candidatos-militares para candidatos militares com menos de 35 anos de serviço para a reserva não remunerada.

Num primeiro momento parece bom e positivo uma iniciativa neste sentido mas basta lembrarmos que hoje o alto comando das forças armadas exerce poder e atuação política sem precisar de um número de legenda ou partido sequer.

E mesmo que um ou outro deseje se aventurar nas urnas, esse luxo ficará restrito apenas ao oficiais generais que serão os únicos com condições de financeiras de irem para a reserva (remunerada, é claro) e infestarem o processo eleitoral da mesma forma que infestam o processo político no país.

A extrema direita venceu e deixou a esquerda (e o governo) achando que ganhou.

A extrema direita talvez tenha vencido a batalha mais importante: a batalha pela legalidade.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

23/03/2023 - 07h29

Coisa horrorosa!
Ser humano deformado!

O EdsonLuiz. se colocou assim porque você… destacou para manipular… um trecho do ripost de… EdsonLuiz.

Mas onde precisa, está lá, “EdsonLuiz”.
Está, mais precisamente, assim:

“EdsonLuíz.
22 de março de 2023 às 13h14”

Vê se me erra, coisa horrorosa!
Ou passe a responder com argumentos, dados, fatos, o que comento.

Se quer defender as covardias de um populista, defenda sem fake news, e não chamando de “Fake News” o que não é!

Explique, por exemplo, por que Sérgio Cabral, Lula, Eduardo Cunha e esse monte de corruptos que você defende não recursam contra os NOVE juízes que os julgaram e, pelas provas, os condenaram como corruptos.

Alexandre Neres

22/03/2023 - 13h47

Mais uma vez esse senhor passou do ponto. Como pode falar de si mesmo na terceira pessoa? Quem pensa que é?

Sei que o senhor não é muito versado sobre as entranhas da Lava Jato, não acompanhou a cloaca da qual saíam verdades intestinas e instituições mancomunadas, malferindo o princípio da segregação das funções.

O senhor por um acaso sabe quem era chamado de “Russo” pelos próprios procuradores da força-tarefa? O senhor que gosta tanto de falar em Rússia, sabe qual tribunal era chamado de “a Rússia do Russo”?

Senhor, o nome utilizado não foi em vão. Os processos stalinistas correram solto no Brasil a partir de 2014 e muita gente aplaudia tamanho descalabro.

EdsonLuíz.

22/03/2023 - 13h26

Quem acha junto comigo que…

(como eu escrevi) …os acontecimentos de 08 de janeiro não podem passar em branco e sem uma CPI…

…devia denunciar junto comigo aqueles que impedem que a CPI seja instalada.

Tudo ali é muito grave para alguém ficar de conversa fiada, ficar gritando “Intentona!” “Intentona!”, mas, na hora de apurar, impede a apuração e ainda ataca quem denuncia os que impedem.

Fazer isso: gritar as coisas, mas depois impedir que elas sejam apuradas e ainda tentar desgastar exatamente quem acha de verdade que o 08 de janeiroé grave e quer apurar as coisas é covardia e eu não sei como alguém consegue dormir em paz sendo covarde!

EdsonLuíz.

22/03/2023 - 13h14

Amigo, você está manipulando as coisas.
●O que EdsonLuiz. falou mesmo sobre os acontecimentos de 08 de janeiro ele copiou o trecho e vai colocar aqui abaixo agora:

“…essa CPI super hiper importante, porque os acontecimentos de 08 de janeiro não podem passar em branco e sem uma CPI, não acontece porque o governo e o PT e aliados, no senado e na Câmara, não deixam que seja instalada, embora no Distrito Federal o PT apoiou uma CPI para isso! ”

Foi isto o que EdsonLuiz. falou sobre o que ele acha do 08 de janeiro.

Se a pessoa quer, de forma séria, falar o que Edson Luiz pensa sobre o 08 de janeiro, é este o trecho que ela vai destacar.
▪E está bem clara a posição dele:: ele acha que os fatos de 08 de janeiro são muito graves e acha a gravidade de 08 janeiro tão grave que PRECISA de uma CPI.

●O que você destacou, ‘amigo’, é a parte onde ele fala quem e por quê está impedindo a CPI que pode apurar fatos tão graves e que precisam ser apurados.

É engraçado isso:
▪Gritam: “É intentona!”; “É intentona!”

Ok!
Então é grave, não é?
Se é grave, precisa ter CPI e apurar!

Mas aí o próprio PT e aliados IMPEDEM a CPI e quando eu denuncio que estão impedindo exatamente porque eu acho que os fatos são graves e precisa ter CPI, fazem essa manipulação covarde do que eu disse.

A Rússia se especializou em fazer essas manipulações de falas, narrativas, atitudes, atos….

A porra da Rússia deve estar treinando essa gente para fazer isso!

A merda é a energia que poderia ser aproveitada em outra coisa e a pessoa gasta energia em manipular as coisas para o desgastar e você tem que usar energia para desmascarar a manipulação.

A não ser que a cabeça de quem manipula já está tão viciada em manipular que ela passou a acreditar na versão que ela mesma manipulou e já lê com esse vício!

Alexandre Neres

22/03/2023 - 01h02

Desde 8J esperava o pronunciamento do bolsonarista Edson Luiz sobre a intentona terrorista, eis que finalmente aconteceu, inclusive encontrando o vilão. Com a palavra, o dito cujo:

“É o PT e o governo que falam ser desnecessária a CPI do 8 de Janeiro.

Por quê? Simples! Bem simples!
O governo(atual) sabia o que os arruaceiros estavam tramando, sabia que eles irresponsavelmente iriam causar tumulto e depredação e que iriam se desgastar…

….e d-e-i-x-o-u tudo acontecer!”

Paulo

21/03/2023 - 23h30

Corrigindo, por favor: “isenta-se o suposto mal na origem e o desonera em relação a seus consectários”, leia-se, mais apropriadamente, “isenta-se o mal na origem e o realça em relação a seus consectários”…

Paulo

21/03/2023 - 23h05

“Há quem justifique que a CPI se tornou desnecessária já que o Supremo Tribunal Federal já investiga o ocorrido. Bem, por um lado é verdade, por outro, afasta a população de participar de um processo necessário de apuração histórica e responsabilização dos criminosos que ameaçam o Brasil desde a sua formação como República: as forças armadas.”

É curioso observar que a crítica às FFAA não se cinge ao golpe de 1889, propriamente (o qual, ao que tudo indica, teria sido benéfico, para o autor, ao menos de maneira preliminar ou para eliminar o mal maior, o Império), mas “apenas a todos os atos posteriores”, por suposição. É o que parece fazer o articulista. Curiosamente, isenta-se o suposto mal na origem e o desonera em relação a seus consectários…Vai entender a esquerda brasileira!

EdsonLuíz.

21/03/2023 - 20h08

Vamos falar claro, para que esconder??
É o PT e o governo que falam ser desnecessária a CPI do 8 de Janeiro.

Por quê? Simples! Bem simples!
O governo(atual) sabia o que os arruaceiros estavam tramando, sabia que eles irresponsavelmente iriam causar tumulto e depredação e que iriam se desgastar…

….e d-e-i-x-o-u tudo acontecer!

Agora, essa CPI super hiper importante, porque os acontecimentos de 08 de janeiro não podem passar em branco e sem uma CPI, não acontece porque o governo e o PT e aliados, no senado e na Câmara, não deixam que seja instalada, embora no Distrito Federal o PT apoiou uma CPI para isso!


Leia mais

Recentes

Recentes