Menu

Preso ou inelegível? Entenda qual pode ser o futuro de Bolsonaro

Após ser alvo de uma operação da PF, que investiga uma suposta inclusão de dados falsos de vacinação no sistema do Ministério da Saúde nos cartões de Bolsonaro e sua filha, paira a dúvida do que pode acontecer com o ex-presidente no futuro. Especialistas ouvidos pelo O Globo afirmam que, caso se torne investigado, Bolsonaro […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Após ser alvo de uma operação da PF, que investiga uma suposta inclusão de dados falsos de vacinação no sistema do Ministério da Saúde nos cartões de Bolsonaro e sua filha, paira a dúvida do que pode acontecer com o ex-presidente no futuro.

Especialistas ouvidos pelo O Globo afirmam que, caso se torne investigado, Bolsonaro pode responder por até três crimes.

O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Aury Lopes Junior, afirma que três atos são passíveis de criminalização no caso: a inserção dos dados falsos, a solicitação para que os dados tenham sido inseridos e, por fim, o uso de um documento falso.

De acordo com o professor, se acontecer de Bolsonaro se tornar investigado e acabar condenado, ele poderá se tornar inelegível.

No entanto, essa possibilidade varia dependendo da instância na qual o caso será julgado. A Lei da Ficha Limpa prevê a inelegibilidade apenas após condenação por um órgão colegiado.

“Se o documento é verdadeiro, mas as informações inseridas nele são falsas, tem-se em tese o crime de falsidade ideológica. Já se a carteira for inteiramente falsa, o crime seria de falsificação de documento público. Em ambos os casos, a pena é aumentada se o crime é praticado por funcionário público” explica Aury Lopes.

Para Aury Lopes Junior, o ponto principal é investigar qual foi a participação de Bolsonaro na inclusão. De acordo com o professor, o ex-presidente só poderia ser punido caso fosse comprovado que ele pediu ou sabia da falsidade.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

03/05/2023 - 21h25

Acredito mais em inelegibilidade. Prisão acho difícil, embora a pena seja de reclusão, em princípio. Mas, para que isso ocorra, ele deverá ser condenado a mais de 4 anos, numa pena que poderá ir de 2 a 6 anos, de acordo com o CP. Agora, se houver concurso de crimes, a pena poderá ser maior, e, aí, a reclusão provavelmente será iniciada com pena restritiva de liberdade, sem direito a regime aberto ou semiaberto…


Leia mais

Recentes

Recentes