Saiba o que foi discutido na viagem de Lula ao Reino Unido

Imagem: Henry Nicholls/ Reuters

O presidente Lula participou de uma reunião com o primeiro ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em Downing Street, nesta sexta-feira (5), antes da coroação do Rei Charles III, que acontecerá neste sábado (6).

Os líderes concordaram sobre a importância de trabalhar em conjunto para enfrentar barreiras comerciais e desbloquear investimentos entre os dois países. Segundo o governo britânico, o tema da conversa foi o grande potencial da relação entre Reino Unido e Brasil, inclusive nas áreas de saúde, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia.

O primeiro-ministro também elogiou a liderança do presidente Lula no combate às mudanças climáticas e recebeu bem suas reflexões sobre a preocupante situação da Amazônia.

“O Reino Unido vai contribuir com cerca de meio bilhão de reais (80 milhões de libras) para o Fundo Amazônia para ajudar a combater o desmatamento e salvar a rica biodiversidade da região”, disse Sunak.

Os líderes discutiram a situação da Ucrânia e concordaram que a invasão da Rússia é inaceitável, assim como a morte de civis inocentes, ambos concluíram que a paz é interesse de todos.

Lula e Sunak concordaram em manter contato próximo e vão se reencontrar no G7, no final deste mês, e na cúpula do G20 de 2024, que será sediada pelo Brasil.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.