Menu

Governo deve transferir controle dos CACs do Exército para a Polícia Federal

Ministério da Justiça deve enviar a Lula o texto do novo decreto do Estatuto Desarmamento na próxima segunda (15) Publicado em 12/05/2023 – 16h50 Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato – São Paulo (SP) Brasil de Fato — Desde o governo de transição, Lula e sua equipe estudam passar para a Polícia Federal (PF) […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Fábio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil

Ministério da Justiça deve enviar a Lula o texto do novo decreto do Estatuto Desarmamento na próxima segunda (15)

Publicado em 12/05/2023 – 16h50

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato – São Paulo (SP)

Brasil de Fato — Desde o governo de transição, Lula e sua equipe estudam passar para a Polícia Federal (PF) o controle sobre a emissão do certificado de registro e cadastro de armas de CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) e sobre a fiscalização dos clubes de tiros.

Hoje as atribuições são exclusivas do Exército. Técnicos do governo, entretanto, avaliam que a PF teria um controle mais eficiente sobre os CACs e os clubes de tiros.

Agora, o tema deve ser incluído no texto do novo decreto que regulamenta o Estatuto do Desarmamento, a ser enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública à Presidência da República, na próxima segunda-feira (15), segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo.

O movimento de transferência das responsabilidades ganhou mais força quando o presidente determinou, em fevereiro deste ano, que todas as armas de CACs compradas a partir de maio de 2019 deveriam ser registradas na Polícia Federal em até 60 dias.

“O Sigma [o sistema de registro de armas do Exército] pode existir, nós não somos contra, não é uma questão que nos cabe opinar, mas a lei tem uma diretriz muito clara: existe um cadastro único de armas no Brasil que se chama Sinarm [Sistema Nacional de Armas]”, adiantou o ministro da Justiça Flávio Dino.

“Quem abre a lei 10.826 [Estatuto do Desarmamento] está lá no artigo segundo [sobre o Sinarm]. Isso não estava sendo cumprido e havia a ideia de cadastros paralelos, isso ensejou toda a confusão.”

“O que o presidente Lula determinou e nós estamos fazendo: a unificação em um só cadastro chamado Sinarm. Esse é o sistema de cadastro de armas no Brasil, seja de uso permitido ou de uso restrito. O Sigma pode continuar a existir? Pode, porque a lei permite, mas sem prejuízo de que um CAC cadastre sua arma no Sinarm. É isso que nós estamos propondo com essas medidas que o presidente determinou”, concluiu o ministro.

De acordo com dados do Exército, existem 1,2 milhão de CACs cadastrados no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma).

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes