Menu

Partido republicano enfrenta onda de derrotas após derrubada de aborto legal

Nos 11 meses desde que a Suprema Corte derrubou o litígio judicial “Roe v. Wade”, o qual dizia que a Constituição dos Estados Unidos deveria proteger a liberdade individual das mulheres grávidas e garantir-lhes a opção de fazer um aborto sem alguma restrição governamental, os republicanos tiveram desempenho inferior nas eleições federais, judiciais, estaduais e […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Nos 11 meses desde que a Suprema Corte derrubou o litígio judicial “Roe v. Wade”, o qual dizia que a Constituição dos Estados Unidos deveria proteger a liberdade individual das mulheres grávidas e garantir-lhes a opção de fazer um aborto sem alguma restrição governamental, os republicanos tiveram desempenho inferior nas eleições federais, judiciais, estaduais e locais em todo o país.

Assim, fica claro que aborto não é o único fator que impulsiona as infelicidades eleitorais do partido, especialmente nas disputas locais. Mas uma marca partidária tóxica pode facilmente prejudicar a votação, e os republicanos até agora não foram capazes de lidar com a retaliação eleitoral que começou com uma eleição especial em Nova York em agosto passado.

Na terça-feira (16), Jacksonville, maior cidade da Flórida, elegeu seu segundo prefeito democrata em 30 anos e a primeira mulher a governar a cidade, com Donna Deegan. A situação é preocupante para o candidato derrotado Daniel Davis, principalmente porque ele foi endossado pelo governador Ron DeSantis.

  • Foi a primeira grande eleição na Flórida desde que DeSantis assinou uma proibição de aborto de seis semanas – que uma pesquisa de março revelou que 75% dos residentes da Flórida se opõem – em uma cerimônia privada perto da meia-noite do mês passado.
  • Em Colorado Springs, Colorado, o empresário independente Yemi Mobolade foi eleito o primeiro prefeito não republicano desde 1979 – um “terremoto político” em um reduto conservador, segundo a mídia local.
  • Na Pensilvânia, os democratas mantiveram sua maioria de um assento na Câmara ao vencer uma eleição especial nos subúrbios da Filadélfia, o que lhes permitiu bloquear um referendo apoiado pelo Partido Republicano sobre a limitação dos direitos ao aborto.

Em números: em 18 eleições legislativas estaduais realizadas este ano, incluindo a de terça, os democratas superaram os resultados presidenciais de 2020 em uma média de seis pontos, de acordo com uma análise do Washington Post.

  • Na eleição para a Suprema Corte de Wisconsin no mês passado, um juiz liberal derrotou o candidato conservador por 11 pontos em uma disputa definida pelo direito ao aborto.
  • O presidente da Câmara, Kevin McCarthy (R-Califórnia), ainda está lidando com as consequências do baixo desempenho do Partido Republicano nas eleições intermediárias, que lhe deram uma tênue maioria de quatro cadeiras.

O quadro geral: o cenário multifacetado das eleições nos EUA não pode ser simplificado a uma única questão. Mas o aborto é uma vulnerabilidade eleitoral comprovada para os republicanos – e há uma grande chance de piorar.

  • Os republicanos da Carolina do Norte votaram na noite desta quarta-feira (17) para anular o veto do governador Roy Cooper a uma proibição do aborto de 12 semanas, usando sua supermaioria para transformá-lo em lei.
  • O ex-presidente Trump, que está em uma batalha com DeSantis sobre se a proibição do aborto de seis semanas na Flórida é muito dura, gabou-se ontem (17): “Consegui matar Roe v. Wade”.
  • O presidente Biden aproveitou os comentários de Trump, twittando: “Isso é o mais claro possível. Donald Trump e os republicanos do MAGA são responsáveis ​​​​por matar Roe v. Wade. E se você votar neles, eles irão ainda mais longe.”

O Comitê Nacional Republicano reconheceu que o aborto prejudicou o Partido Republicano nas eleições de meio de mandato e agora está pedindo aos candidatos que abordem a questão “de frente”. Mas se isso significa defender mais abertamente as restrições ao aborto, que são fortemente opostas pelos moderados e independentes, pode significar mais problemas no próximo ciclo eleitoral.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

18/05/2023 - 23h12

O aborto é um ato ignominioso que desmerece mais quem o pratica de forma consciente do que aqueles que o fazem de maneira automática, inconsciente, acrítica. Se uma mulher, que deve, por natureza, dar à vida, suprime essa mesma vida, ela carregará essa imensa culpa por toda a existência. É algo a ser evitado por todas e todos, sempre…


Leia mais

Recentes

Recentes