Menu

Gleisi rebate Campos Neto após acusação contra Lula

Nesta segunda-feira, 22, a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), rebateu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após ele acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de misturar “personificação” com “falta de conhecimento”. “Ah! Mas era só o que faltava Campos Neto criticar Lula por reclamar dos […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula Marques/Agência PT

Nesta segunda-feira, 22, a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), rebateu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após ele acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de misturar “personificação” com “falta de conhecimento”.

“Ah! Mas era só o que faltava Campos Neto criticar Lula por reclamar dos juros altos. Falta de conhecimento é sua sobre o Brasil, a realidade do povo, o sofrimento, às necessidades”, disparou Gleisi no Twitter.

“Foram dois governos exitosos e exaltados no mundo todo e agora Lula voltou pelo povo de novo pra fazer ainda mais. Ele tem toda a propriedade pra falar, assim como empresários e economistas que também detonam os juros absurdos”, emendou.

Mais cedo, durante sua participação em evento promovido pela Folha, Campos Neto atacou as críticas de Lula sobre a taxa básica de juros – 13,75% ao ano -, a maior do planeta. “A personificação é falta de conhecimento sobre o processo instalado e o amadurecimento do Banco Central”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

laucidio ROSA DA SILVA

23/05/2023 - 09h15

Falou merda pura cara, esse banco central independente do governo mais dependente do sistema agiota e pra roubar o povo e concentrar mais riqueza vai plantar batata no asfalto cara

EdsonLuíz.

22/05/2023 - 21h02

■Vou recolocar aqui, mais ali embaixo, alguns raciocínios, mas parece que não adianta porque eles, os petistas, não conseguem entender mesmo a lógica que isso envolve!
▪Economia é uma área de conhecimento que lida basicamente com interações que constituem relações sociais no seu maior significado, que é a produção e reprodução da realidade humana no cumprimento da história. Mas economia, apesar de tratar de relações sociais, exige uma lógica formal implacável. Eles, os petistas, estou percebendo definitivamente que não alcançam essa lógica!
=>Eles não conseguem entender, por exemplo, que inflação não diz respeito ao Banco Central. Inflação só tem relação com a Politica Fiscal, que é responsabilidade do poder executivo.
▪O Banco Central atua para evitar que a inflação dispare devido aos erros de Política Fiscal do executivo, mas a inflação, depois de certo ponto e certas condições, só vem para a meta se a Política Fiscal for corrigida. Se o executivo não corrigir sua Política Fiscal quando ela estiver causando inflação, o Banco Central só leva a inflaçào para a meta se destruir a economia do país. Hoje, pelas contas, chegar na meta é elevar os juros a 26,4%, segundo algumas “continhas”.

Imagina!
Vamos tentar ficar nos atuais 13,75% e esperar que Lula, Gleisi e outros criem juízo.

Se o presidente do Banco Central não fosse Roberto Campos, com essa sucessão de presidentes que passou de Lula para Bolsonaro e de Bolsonaro para Lula, esse país já teria desabado.

●●●●●●

■Este presidente do Banco Central, o Roberto Campos Neto, me surpreendeu muito positivamente::
▪Ele foi indicado para o BC por Paulo Guedes, no governo Bolsonaro.
=>Para aceitar presidir o Banco Central ele exigiu autonomia formal:: o governo Bolsonaro encaminhou a formalização da autonomia e o Congresso aprovou. Concedida e aprovada a autonomia no BC, Roberto Campos assumiu.

■Por que ele exigiu autonomia formal?

▪O economista Roberto Campos sabe que aqui no Brasil politizam e/ou ideologizam tudo, transformando tudo em “Soluções Cloroquina”.
=>Ele pediu autonomia formal e prevista em Lei para ter independência nas decisões no Banco Central e assim poder atuar de forma estritamente técnica, sem se submeter à asquerosa política de populistas e demagogos em geral, que é o “pau que rola” nas nossas instituições, com pouco ou nenhum respeito a técnica e ao conhecimento.

Então, com autonomia prevista em Lei o presidente do Banco Central e o Copom e seus outros oito membros passaram a atuar protegidos da CLOROQUINIDADE dos nossos populistas Presidentes da Republica, dos nossos muitos Ministros carreiristas políticos e do Congresso cheio de parlamentares demagogos e corruptos.

▪▪▪
■Quando chegou 2021, em março, Jair Bolsonaro começou a fazer gastos fora do Orçamento…

………como Lula já fez antes e está repetindo ; e Lula agora até quer que o Arcabouço Fiscal autorize esse absurdo de fazer gasto com várias rubricas ou valores fora do Orçamento…..

…. Se Lula conseguir comprar deputados e senadores com a liberação de dinheiro para emendas que está fazendo, esses deputados e senadores comprados aprovarão o Arcabouço Fiscal e a Loas com certos gastos devidamente no Orçamento, mas sem correspondência para esses gastos com o dinheiro potencial e efetivamente arrecadado de impostos e sim com dinheiro que Lula vai conseguir fazendo… mais dívida….

▪▪▪▪▪
■Voltemos aos gastos de Bolsonaro e o que fez Roberto Campos Neto em relação a estes gastos com a autonomia de que ele foi investido por lei no Banco Central::
▪Jair Bolsonaro, a partir março/2021 ate agosto/2022, subia os gastos com dinheiro FORA DO ORÇAMENTO….
=>Roberto Campos, no Banco Central, AUMENTAVA os juros e assim esterilizava os efeitos danosos da gastança de Bolsonaro.

▪Bolsonaro fazia mais gastança (gasto fora do Orçamento é gastança:: portanto, lulistas, bolsonaristas, a esquedinha e a direitinha da gastança, por favor, não me agridam!); Roberto Campos subia mais os juros e esterilizava as consequências do gasto de Bolsonaro fora do Orçamento.

Foi para perseguir Bolsonaro que Roberto Campos foi subindo os juros?
▪Claro que não! Roberto Campos foi indicado para o Banco Central pelo governo Bolsonaro e dele até ganhou autonomia no BC. E mais:: eleitoralmente Roberto Campos vestia uma camisa verde e amarela e ia aos comícios de Bolsonaro.

Mas quando Roberto Campos chegava ao Banco Central pela mangã para trabalhar ele NÃO CLOROQUINIZAVA a economia e TODA vez que Bolsonaro, com objetivos eleitorais, expandiu gasto fora do Orçamento –ou seja:: sempre que Bolsonaro fez gastança para ganhar votos— Roberto Campos mostrou que é bom economisfa e que é sério e subiu os juros para anular as consequências danosas da gastança e da Política Fiscal ‘CLOROQUINA’ que Bolsonaro fazia.

É ou não é para admirar um profissional tão sério e que não mistura sua escolha eleitoral com a boa técnica econômica e com a responsabilidade profissional?
=>Eleitoralmente Roberto Campis apoiava Bolsonaro contra Lula, mas profissionalmente ele não transigiu e aumentou os juros para anular a gastança de Bolsonaro. Não houvesse feito isso e a gastança elegeria Bolsonaro. Porém, Roberto Campis sabia que se deixasse os juros baixos diante da gastança, Bolsonaro se elegeria mas o Brasil e os pobres ficariam ferrados.

Se Roberto Campos deixar Lula fazer a mesma coisa que Bolsonaro fez e não atuar para neutralizar os danos à economia e à inflação –ou quem deixar—
não estará sendo bonzinho com o Brasil e com o pobre, mas sendo populista, demagogo e perverso.

▪▪▪▪
Nós não aceitamos o populismo e a demagogia de Jair Bolsonaro, de fazer gasto fora do Orçamento e sem a previsão orçamentária, exigindo que os gastos de Bolsonaro fossem feitos devidamento com dinheiro arrecadado de impostos e não gastos feitos com dinheiro de dívida, o que leva a aumento de inflação, ferra com o país, ferra o crescimento econômico, ferra mais ainda com o mais pobre e leva ao aumento dos juros, transformando o Brasil em um paraíso de rentistas. Por isso, nós aplaudimos que Roberto Campis tenha subido os juros toda vez que Bolsonaro fez gastança.

●Pergunto::
▪Se não aceitamos gastança de Bolsonaro fora do Orçamento… Nós devemos aceitar de Lula gastança feita fora do Orçamento ou mesmo que com previsão no Orçamento, mas financiada com dinheiro de autorização de dívida???

=>Perguntei com três interrogações para perguntar forte porque também gostaria que você me respondesse com força:::
▪Se não aceitamos gastança de Bolsonaro, devemos aceitar gastança de Lula?

Alexandre Neres

22/05/2023 - 20h50

Bob Fields Neto se inspira no avô sem ter o mesmo estofo.

Pra ele, uma criança está progredindo na quando vende balas via Pix.

Apesar da pseudoautonomia, era do grupo de zap dos ministros bolsonaristas e só ia votar a caráter envergando a amarelinha da CBF.

Não bastasse extrapolar o teto da meta de inflação todas as vezes.

Não bastasse ser o campeão mundial de taxa de juros e assim impedir o país de crescer como é necessário.

Como bem disse a economista Monica de Bolle, a mentalidade dele é a de um tesoureiro de banco.


Leia mais

Recentes

Recentes