Ministério da Igualdade Racial planeja criar Disque Racismo, afirma ministra

Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Igualdade Racial planeja criar o “Disque Racismo”. A proposta foi revelada pela ministra da pasta, Anielle Franco. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, ocorreram reuniões com equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

O MDHC coordena o Disque 100, que recebe e encaminha para as autoridades competentes denúncias sobre violações aos direitos humanos. De acordo com a ministra Anielle, o “Disque 138” receberia denúncias sobre racismo, injúria racial e discriminação. A chefe da pasta também comentou sobre a prisão de sete dos envolvidos no ato de racismo contra o jogador Vini Jr.

“A gente teve algumas vitórias por conta de nossa pressão, do nosso posicionamento, aqui [no Brasil], em relação a esse caso. Eles lançaram o 021, como se fosse um disque racismo. Já tínhamos falado disso em duas reuniões. Aproveito para falar que essa é também a nossa ideia de termos um disque racismo aqui (Brasil), até o fim do ano, o que seria o nosso 138”, contou a ministra da Igualdade Racial.

ESPANHA CRIA TELEFONE PARA DENÚNCIAS

O governo da Espanha anunciou a criação de um telefone para denúncias de discriminação racial e étnica e para acolher possíveis vítimas – o número 021. O telefone funcionará em todo o território espanhol e a ligação será gratuita. Segundo o governo, a rede será administrada pela Direção Geral de Igualdade de Tratamento e Diversidade Racial Étnica, ligada ao Ministério da Igualdade do país e pelo Conselho para Eliminação da Discriminação Racial ou Étnica.

Raphael Lacerda: Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.