Menu

Mais de 10 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil em 2022

Mais de 10 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil em 2022, de acordo com um estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). A redução da pobreza foi impulsionada pela melhoria do mercado de trabalho e pela expansão de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. No entanto, mesmo com essa […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

Mais de 10 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil em 2022, de acordo com um estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). A redução da pobreza foi impulsionada pela melhoria do mercado de trabalho e pela expansão de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. No entanto, mesmo com essa queda, ainda existem mais de 70 milhões de brasileiros vivendo em situações precárias.

Os nove estados brasileiros ainda enfrentam altos índices de pobreza, com a maioria de sua população vivendo com uma renda mensal de até R$ 665,02. Todos os estados registraram redução nas taxas de pobreza no último ano, com Roraima e Sergipe apresentando as maiores quedas. No entanto, mesmo com essa diminuição, o Maranhão continua sendo o estado com o maior número de pessoas vivendo na pobreza.

Em 2022, o Brasil conseguiu retornar a uma taxa de pobreza próxima à observada em 2020, após registrar a taxa mais alta dos últimos 11 anos em 2021. A pandemia da Covid-19 contribuiu para o aumento da pobreza no país, atingindo um número recorde de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza em 2021.

Além disso, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza também diminuiu em 2022, mas os números ainda são considerados altos. O estudo destaca que as taxas de pobreza e extrema pobreza caíram devido à expansão de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil.

No ano eleitoral de 2022, o governo federal aumentou o valor do Auxílio Brasil para R$ 600, o que contribuiu para diminuir a vulnerabilidade social. O programa alcançou mais domicílios brasileiros em 2022, com um aumento significativo no número de beneficiários.

No entanto, em dezembro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou um excesso no número de famílias beneficiadas pelo programa, em comparação com as estimativas de elegibilidade. O TCU apontou que a quantidade de famílias beneficiadas era maior do que o esperado.

Apesar dos avanços na redução da pobreza em 2022, ainda há desafios significativos a serem enfrentados para melhorar as condições de vida da população brasileira.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

24/05/2023 - 21h30

Esses índices variam tanto que já passou da hora de serem questionados, ou, no mínimo, melhor estudados. Ainda ontem, coincidentemente, vi uma matéria de que o Equador teria ido de 80% de pobres para 20% ou 30% de um governo para outro. Não me parece razoável…

Dudu

24/05/2023 - 12h52

Os tais de pobres são cada dia mais pobres o resto são babaquices para cabeças ocas.

Fanta

24/05/2023 - 11h46

Saíram da pobreza e foram pra onde, Disney? Kkkkk

É cada cretinice….estes auxílios e bolsas nunca tiraram ninguém de lugar nenhum se assim fosse não existiria pobreza no mundo.

Pelo contrário nivelam todo mundo para baixo mas isso é coisa notoria, superada há muitos anos.


Leia mais

Recentes

Recentes