Menu

Opinião de Raz Segal no NYT: decisão judicial sinaliza mudança na Guerra de Israel em Gaza

Na sexta-feira, o Tribunal Internacional de Justiça emitiu uma decisão provisória contra Israel e a sua guerra em Gaza. No caso, instaurado pela África do Sul no mês passado, o tribunal decidiu que é plausível que Israel esteja a perpetrar genocídio contra os palestinianos em Gaza. Esta decisão marca o fim da era de impunidade israelita no sistema jurídico […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na sexta-feira, o Tribunal Internacional de Justiça emitiu uma decisão provisória contra Israel e a sua guerra em Gaza. No caso, instaurado pela África do Sul no mês passado, o tribunal decidiu que é plausível que Israel esteja a perpetrar genocídio contra os palestinianos em Gaza. Esta decisão marca o fim da era de impunidade israelita no sistema jurídico internacional.

O julgamento apontou dezenas de declarações explícitas de “intenção de destruir” por parte de líderes do Estado israelita, ministros do Gabinete durante a guerra e oficiais superiores do exército, bem como os níveis sem precedentes de matança e destruição. O tribunal também emitiu medidas provisórias, reconhecendo a terrível situação : mais de 26 mil palestinianos mortos e mais de 64 mil feridos nos bombardeamentos de Israel, bem como quase 2 milhões de pessoas deslocadas à força que agora enfrentam a fome e a propagação de doenças infecciosas.

As medidas provisórias não incluíam uma ordem de cessar-fogo, que a África do Sul tinha solicitado , mas instruíram Israel – por uma esmagadora maioria de votos dos juízes do TIJ de 15 a 2 – para prevenir quaisquer actos de genocídio em Gaza e garantir que os seus militares não cometem tais actos.

Como parte das medidas provisórias do tribunal, Israel também deve prevenir e punir o incitamento ao genocídio; garantir a prestação de ajuda urgente a Gaza; prevenir a destruição de provas e garantir a sua preservação; e fornecer ao tribunal um relatório sobre essas medidas no prazo de um mês. Com efeito, estas ordens exigem um cessar-fogo, pois não há outra forma de as cumprir.

A decisão do Tribunal Internacional de Justiça decorre da convenção das Nações Unidas sobre genocídio , que foi criada em dezembro de 1948 e baseada na visão de que o nazismo e o que hoje chamamos de Holocausto eram excepcionais.

Isto serviu um propósito: separou o Holocausto das pilhas de corpos e destruiu culturas que o imperialismo e o colonialismo europeus – ainda em curso na altura – tinham deixado em todo o mundo nos séculos anteriores.

O estatuto excepcional do Holocausto tornou o novo Estado Judeu que foi estabelecido em Maio de 1948 também excepcional, especialmente tendo em conta os muitos sobreviventes do Holocausto que escolheram tentar reconstruir as suas vidas ali.

O estatuto excepcional de Israel levou a uma obscuridade intencional do seu crime fundamental, a Nakba: a expulsão em massa de mais de 750 mil palestinianos e a destruição de centenas de aldeias e cidades na guerra de 1948. Que Israel pudesse cometer qualquer crime ao abrigo do direito internacional tornou-se imediatamente, neste quadro excepcional, quase inimaginável. A impunidade para Israel foi assim incorporada no sistema jurídico internacional após a Segunda Guerra Mundial. A necessidade urgente de obscurecer a Nakba também emergiu do ímpeto mais amplo de negar a natureza do Estado israelita como um projecto colonial de colonos. Paradoxalmente, a criação de Israel reproduziu o racismo e a supremacia branca que tinham como alvo os judeus para a exclusão e, em última análise, para a destruição na Europa.

O presidente israelense, Isaac Herzog, expressou essa supremacia branca e mentalidade colonial de forma bastante explícita em uma entrevista à MSNBC em 5 de dezembro: “Esta guerra é uma guerra que não é apenas entre Israel e o Hamas”, disse ele em resposta a uma pergunta sobre o assassinato em massa de palestinos nos ataques de Israel a Gaza. “É uma guerra”, continuou ele, “que visa, realmente, verdadeiramente, salvar a civilização ocidental… Somos atacados por uma rede jihadista, um império do mal”. Este império, disse ele, “quer conquistar todo o Médio Oriente e, se não fosse por nós, a Europa seria a próxima e os Estados Unidos seguir-se-iam”.

O conceito de genocídio funcionou para proteger o estatuto excepcional do Holocausto e de Israel no sistema jurídico internacional e para permitir, em vez de desafiar, esta visão de longa data. Até agora.

Com a decisão do TIJ de que o ataque de Israel a Gaza é plausivelmente genocida, todas as universidades, empresas e estados em todo o mundo terão agora de considerar muito cuidadosamente o seu envolvimento com Israel e as suas instituições. Tais laços podem agora constituir cumplicidade com o genocídio.

Poucas horas depois da decisão do Tribunal Internacional de Justiça, outro tribunal ouviu um caso relacionado: em São Francisco, o Centro para os Direitos Constitucionais abriu uma ação no tribunal federal em nome de organizações e indivíduos palestinos, contra o presidente Biden e outras autoridades dos EUA por fracasso cumprir as obrigações legais da ONU para prevenir o genocídio em Gaza e por cumplicidade com o genocídio, devido ao contínuo apoio militar e diplomático dos EUA a Israel.

Um após o outro, os demandantes palestinos testemunharam na sexta-feira sobre as histórias de suas famílias durante a Nakba; as suas próprias experiências de violência em massa israelita; parentes que perderam desde 8 de outubro; bairros onde cresceram que não existem mais; escolas que os bombardeamentos e invasões israelitas transformaram em escombros; e cafés onde nunca mais poderão beber chá.

Acontece que estes relatos surgiram pouco antes do Dia Internacional em Memória do Holocausto , que marca 27 de Janeiro de 1945, quando as forças soviéticas libertaram o campo de aniquilação nazi em Auschwitz.

Estamos entrando em uma nova era do direito internacional. Pela primeira vez, vimos tribunais considerarem o crime de genocídio como um quadro jurídico para descrever o que os palestinianos estão a suportar. Através destes casos, as vozes dos palestinianos apontam para uma nova era da memória do Holocausto, para além da negação da Nakba, para um mundo que finalmente colocará as vozes, o conhecimento, as histórias e as perspectivas de todas as pessoas que enfrentam a violência do Estado na frente e no centro.

Raz Segal é professor associado de estudos do Holocausto e genocídio e professor titular de estudo do genocídio moderno na Universidade de Stockton, em Nova Jersey.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes