Menu

Niterói registra aumento nos casamentos entre casais homoafetivos

O número de matrimônios entre casais homoafetivos em Niterói aumentou significativamente nos últimos dez anos, desde que foi autorizada nacionalmente a realização dessas uniões nos Cartórios de Registro Civil. Em média, ocorrem 32 casamentos por ano no município, sendo que 56% deles são entre casais femininos e 44% entre casais masculinos. Esses dados foram compilados […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O número de matrimônios entre casais homoafetivos em Niterói aumentou significativamente nos últimos dez anos, desde que foi autorizada nacionalmente a realização dessas uniões nos Cartórios de Registro Civil. Em média, ocorrem 32 casamentos por ano no município, sendo que 56% deles são entre casais femininos e 44% entre casais masculinos.


Esses dados foram compilados pela Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que é a base de dados nacional para nascimentos, casamentos e óbitos, gerenciada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen/RJ).

De acordo com a análise, até o início de maio deste ano, Niterói contabilizou um total de 329 casamentos entre pessoas do mesmo sexo ao longo dessa década. Em 2013, primeiro ano após a autorização nacional, foram realizadas 14 cerimônias, seguidas por 28 em 2014 e 24 no ano seguinte. O ano de 2019 estabeleceu um recorde, com 56 celebrações, enquanto 2020, o primeiro ano da pandemia, registrou 23 casamentos. Em 2021, o número de matrimônios voltou a crescer, com 34 registros, chegando a 55 em 2022. Até o último dia 5 deste ano, foram realizados dez casamentos homoafetivos.

Mulheres lideram as uniões

No estado do Rio de Janeiro, os casamentos entre casais femininos representam 57,5% do total de casamentos homoafetivos, com um total de 3.783 cerimônias realizadas nos cartórios. No ano passado, foram celebrados 568 casamentos desse tipo, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, as uniões entre casais masculinos representam 42,5% do total de casamentos no estado, com um total de 2.791 cerimônias registradas nos cartórios. No ano passado, foram realizados 404 casamentos desse tipo, o que representa um aumento de 51% em relação a 2021.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes