Menu

Abin vai voltar para o GSI

Segundo informalçoes do Blog do Lauro Jardim, Após um movimento articulado por Aécio Neves, o relator Isnaldo Bulhões da Medida Provisória que reestrutura os ministérios decidiu incluir no relatório final a proposta de retorno da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a alçada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Essa mudança representa mais uma derrota […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Segundo informalçoes do Blog do Lauro Jardim, Após um movimento articulado por Aécio Neves, o relator Isnaldo Bulhões da Medida Provisória que reestrutura os ministérios decidiu incluir no relatório final a proposta de retorno da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a alçada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Essa mudança representa mais uma derrota para o governo.

No início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Abin foi subordinada à Casa Civil, mas agora, caso a proposta seja aprovada, o órgão de inteligência voltará a ficar sob a responsabilidade do GSI. Essa alteração tem gerado debates e discussões acaloradas entre os parlamentares.

A decisão de Isnaldo Bulhões é vista como uma derrota para o governo, pois o retorno da Abin para o GSI enfraquece o controle da Casa Civil sobre as atividades de inteligência do país. Além disso, esse movimento pode indicar uma perda de influência política por parte do governo.

A proposta de reestruturação dos ministérios tem sido alvo de intensas negociações e disputas no Congresso Nacional. Diversos parlamentares têm buscado incluir emendas e alterações no texto original, visando atender a interesses específicos e obter benefícios políticos.

A inclusão da Abin no relatório final da MP representa um desafio adicional para o governo, que terá que articular esforços para evitar a aprovação dessa alteração no Congresso. Caso a proposta seja aprovada, será necessária uma reorganização interna dos órgãos envolvidos, o que pode impactar o funcionamento e a estrutura do governo.

Diante desse cenário, espera-se que o governo intensifique suas negociações e articulações políticas, buscando garantir a manutenção da Abin sob a tutela da Casa Civil. Essa medida é considerada estratégica para o controle e a segurança das informações e atividades de inteligência do país.

É importante ressaltar que essa movimentação política em torno da reestruturação dos ministérios reflete as disputas de poder e interesses que permeiam o cenário político brasileiro. O resultado dessas negociações terá impactos significativos na forma como o governo opera e toma decisões, além de influenciar a segurança e a estabilidade do país.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes