Menu

Trump comecará a ser julgado criminalmente durante a campanha presidencial

Reuters – Donald Trump enfrentará um julgamento criminal em Nova York em 25 de março de 2024, disse um juiz nesta terça-feira, o que significa que o ex-presidente dos Estados Unidos será julgado enquanto sua campanha para a indicação republicana de 2024 está em pleno andamento.  Trump, que é acusado de falsificar registros comerciais para ocultar […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS

Reuters – Donald Trump enfrentará um julgamento criminal em Nova York em 25 de março de 2024, disse um juiz nesta terça-feira, o que significa que o ex-presidente dos Estados Unidos será julgado enquanto sua campanha para a indicação republicana de 2024 está em pleno andamento.

 Trump, que é acusado de falsificar registros comerciais para ocultar um pagamento clandestino a uma estrela pornô, deve cruzar o país na próxima primavera junto com seus rivais, enquanto os estados sediam disputas presidenciais.

 O juiz Juan Merchan, do tribunal estadual de Manhattan, anunciou a data em uma audiência na qual Trump, o favorito à indicação republicana em 2024 e o primeiro ex-presidente dos EUA a ser acusado criminalmente, compareceu remotamente da Flórida.

Merchan também alertou Trump sobre as restrições à sua capacidade de discutir publicamente certas evidências entregues pelos promotores.

 Pelo menos quatro telas no tribunal de Merchan mostraram Trump e seu advogado Todd Blanche sentados em frente a bandeiras dos Estados Unidos.

 Trump se declarou inocente de 34 acusações criminais. Em um post em sua plataforma Truth Social após a audiência, Trump disse que seus direitos à liberdade de expressão foram violados.

 “Eles nos forçaram uma data de julgamento em 25 de março, bem no meio da temporada das Primárias”, escreveu Trump no post. “Chama-se INTERFERÊNCIA ELEITORAL.”

 Os promotores de Nova York dizem que Trump tentou ocultar reembolsos a seu então advogado Michael Cohen por um pagamento de US$ 130.000 a Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford. Cohen disse que pagou a ela em troca de seu silêncio antes da eleição de 2016 sobre um encontro sexual que ela diz ter tido com Trump, o que Trump nega.

 Os reembolsos ocultaram violações da lei eleitoral de Nova York e violações dos limites de contribuição de campanha sob a lei eleitoral federal, de acordo com os promotores.

 Juiz diz que restrições não impedem campanha de Trump

 Durante a audiência, Trump falou apenas para dizer ao tribunal que tinha uma cópia da ordem de 8 de maio que o impedia de divulgar certas evidências a terceiros, incluindo meios de comunicação e redes sociais.

 Blanche disse que Trump estava preocupado que a ordem violasse seus direitos da Primeira Emenda à liberdade de expressão. Mas ele disse que disse a seu cliente que Merchan não pretendia impedir seu discurso e que a restrição não era uma ordem de silêncio, o que o impediria de falar publicamente sobre o caso.

Merchan disse que não pretendia restringir a capacidade de campanha de Trump e que Trump “certamente está livre para negar as acusações, ele está livre para se defender das acusações”.

 O juiz disse na terça-feira que, se Trump violar as restrições, ele poderá ser detido por desacato ao tribunal.

 As restrições a Trump dizem respeito às atas do grande júri, depoimentos de testemunhas e outros materiais que os promotores devem entregar à defesa para se preparar para o julgamento.

 Os promotores disseram que a ordem era necessária devido ao histórico de ataques de Trump nas redes sociais e ao risco de as testemunhas serem assediadas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes