Menu

Consumo nos lares brasileiros aumenta 2,14% em 2023; preço dos alimentos apresenta queda

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o índice de Consumo nos Lares Brasileiros registrou um aumento de 2,14% no primeiro quadrimestre. Em relação ao mês de abril em comparação com março, houve um acréscimo de 1,47%. Já na comparação entre abril de 2023 e abril do ano passado, observou-se um crescimento de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o índice de Consumo nos Lares Brasileiros registrou um aumento de 2,14% no primeiro quadrimestre. Em relação ao mês de abril em comparação com março, houve um acréscimo de 1,47%. Já na comparação entre abril de 2023 e abril do ano passado, observou-se um crescimento de 2,09%.

Os diferentes formatos de loja, incluindo atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce, estão contemplados no resultado. Todos os indicadores são ajustados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo a Associação, alguns dos alimentos principais do consumo brasileiro tiveram redução nos preços. Entre eles, a cebola, com queda de 7,1%, margarina, com 0,93%, além do óleo de soja (-4,44%). O óleo no Rio de Janeiro, por exemplo, caiu de uma média de 8 reais para a casa dos R$ 4,00.

Entre as proteínas, tiveram queda na carne bovina – cortes traseiros apresentaram uma redução de 1,16%, enquanto dianteiros, 0,86%. O preço de outras proteínas como o frango congelado e o pernil também reduziu, com queda de 0,36% e 0,51%, respectivamente.

Para o presidente da Abras, Marcio Milan, neste semestre, o reajuste do salário mínimo, a mudança no valor de isenção do imposto de renda, antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS e o aumento do salário dos servidores devem fortalecer a economia. 

“A combinação da desaceleração nos preços dos alimentos, a sequência de queda nos preços das carnes e os recursos injetados na economia trouxeram mais consistência ao consumo nos lares no quadrimestre. Em junho, a continuidade dos resgates dos recursos do PIS/Pasep, do pagamento de precatórios do INSS, a manutenção dos programas de transferência de renda do governo federal – Bolsa Família e Primeira Infância e a implantação do Benefício Variável para crianças, adolescentes e gestantes e pagamento do Auxílio Gás tendem a contribuir para a composição da cesta de alimentos”, disse Marcio em entrevista à Agência Brasil

Apesar do aumento do consumo nos lares brasileiros e da queda de alguns produtos, materiais de limpeza e alimentos como o leite longa vida tiveram alta: 1,63% no caso do desinfetante e 4,96% no leite.

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes