Menu

Nova diminuição nos poderes do IBAMA pode acontecer

Na última terça-feira, 23, o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL) propôs uma medida provisória, mudando a estrutura de pastas, órgãos e funções. Entre os ministérios afetados está o do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva. Com isso, a demarcação de terras indígenas sairia do Ministério dos Povos Indígenas e passaria para o Ministério da Justiça. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto:José Cruz/ Agência Brasil

Na última terça-feira, 23, o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL) propôs uma medida provisória, mudando a estrutura de pastas, órgãos e funções. Entre os ministérios afetados está o do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva. Com isso, a demarcação de terras indígenas sairia do Ministério dos Povos Indígenas e passaria para o Ministério da Justiça. Além disso, o relator da MP pretende inserir no texto a possibilidade das licenças ambientais poderem ser autorizadas por outros órgãos, como o Ministério de Minas e Energia.

Segundo as informações do Blog do Lauro Jardim, a ideia foi lançada por Isnaldo em conversas com alguns políticos. A informação já chegou ao Palácio do Planalto. A Casa Civil vai se movimentar para que este retrocesso não avance para a votação em plenário.

A ministra já havia deixado claro a sua insatisfação com a medida aprovado na última quarta-feira, 24, na qual, segundo ela é “um erro estratégico tirar do Meio Ambiente, do Serviço Florestal, e levar o Cadastro Ambiental Rural para o Ministério da Agricultura, em prejuízo a tudo o que estamos conseguindo nesses quatro meses de governo”.

Essas mudanças propostas pelo deputado Isnaldo Bulhões, do MDB, e aprovadas pelo congresso, esvaziam principalmente os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

O Ministério dos Povos Indígenas, comandado pela primeira vez por uma ministra indígena, Sônia Guajajara, reagiu.

Em nota, afirmou que as emendas anulam a representação brasileira como protagonista global no enfrentamento à crise climática e à preservação do meio ambiente e que acatar as emendas propostas e excluir das atribuições do Ministério dos Povos Indígenas a demarcação de terras é ir na contramão do mundo nos objetivos globais de enfrentamento à crise do clima, abrindo espaço para a devastação ambiental que tanto ameaça nossos biomas.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes