Menu

Deputada do PT quer regulamentar aplicativos de relacionamento no Brasil

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) apresentou na Câmara um projeto de lei para regulamentar aplicativos de relacionamento. A proposta, feita na última quinta-feira (25), prevê aumentar a autenticidade dos perfis e excluir aqueles relacionados a atividades ilícitas, além de promover maior segurança aos usuários. O texto de Luizianne surge no momento em que a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) apresentou na Câmara um projeto de lei para regulamentar aplicativos de relacionamento. A proposta, feita na última quinta-feira (25), prevê aumentar a autenticidade dos perfis e excluir aqueles relacionados a atividades ilícitas, além de promover maior segurança aos usuários.

O texto de Luizianne surge no momento em que a votação da PL das Fake News foi adiada pelo Congresso. A ideia de regulamentação das redes sociais é negada pelos bolsonaristas da Câmara e ainda é alvo de campanha contrária pelas plataformas digitais. O projeto do governo Lula pretende responsabilizar as redes sociais por informações falsas e criminosas veiculadas online.

No entanto, o projeto de lei da deputada tem alvo somente nos aplicativos de relacionamento como Tinder, Bumble e Happn. O objetivo de Luizianne é fazer com que as empresas verifiquem a identidade dos usuários e a veracidade dos dados dos perfis – idade, por exemplo, além de propor punições, como multas e suspensão dos apps, em caso do não cumprimento das medidas.

Segundo O Globo, o PL prevê que os aplicativos de encontro implementem sistemas para detectar e bloquear “perfis falsos, abusivos ou que promovam atividades ilícitas, bem como a remoção imediata desses perfis.” Além disso, é estudada a possibilidade de canais de denúncia para os usuários e medidas educativas sobre segurança e prevenção de crimes.

Inicialmente, a proposta determina advertência às empresas que não cumprirem com as medidas e, caso essa situação permaneça, “multa de até 5% do faturamento do grupo econômico no Brasil”, com o limite de R$ 50 milhões, a suspensão temporária e até a proibição do funcionamento do app no país.

De acordo com a parlamentar, o crescimento da utilização dos aplicativos, aliados aos golpes e crimes cometidos através deles, foram os principais fatores que estimularam a criação do projeto de lei.

A proposta, inclusive, usa como exemplo a regulamentação dos apps nos países europeus como França, Alemanha e Reino Unido.

“Essa situação decorre, entre outros fatores, da ausência de regulamentação e fiscalização sobre o uso dos aplicativos, oportunizando a aplicação de golpes, fraudes e episódios alarmantes de exploração sexual, cárcere privado, tráfico de pessoas e violência contra usuários, especialmente mulheres, crianças e LGBTQIA+ “, diz a deputada.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes