Menu

Tribunal responsável pela Operação Lava Jato, o TRF-4 e a Vara de Moro enfrentaram uma forte oposição por parte do CNJ.

A Corte ganhou destaque ao apoiar quase todas as ações e decisões de Moro durante a operação. O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou nesta terça-feira (30) uma inspeção especial na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ambos se tornaram conhecidos durante a Operação Lava […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Corte ganhou destaque ao apoiar quase todas as ações e decisões de Moro durante a operação. O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou nesta terça-feira (30) uma inspeção especial na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ambos se tornaram conhecidos durante a Operação Lava Jato por condenarem Lula (PT) duas vezes, com penas de até 17 anos de prisão.

A operação de inspeção, realizada pelo órgão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) responsável por fiscalizar a magistratura, examinará minuciosamente o trabalho da 13ª Vara e os gabinetes dos desembargadores da 8ª Turma da Corte, inclusive com acesso a documentos arquivados em seus computadores.

Caso sejam confirmados “fatos graves ou relevantes”, o órgão poderá tomar medidas “necessárias, urgentes ou adequadas” para suprir “as necessidades ou deficiências constatadas”, conforme previsto no regimento interno do CNJ, que estabelece as atribuições do órgão.

O TRF-4 desempenhou um papel de destaque na Operação Lava Jato, pois cabia à Corte revisar as ações e decisões do então juiz Sergio Moro, responsável pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Durante os anos da operação, as medidas tomadas por Moro no processo que levou à prisão de Lula foram amplamente aprovadas pelos desembargadores.

Em 2018, o TRF-4 analisou o recurso de Lula e não apenas manteve a decisão de Moro de condená-lo no caso do triplex do Guarujá, como também aumentou a pena de 9 anos e 6 meses de prisão para 12 anos e 1 mês.

No ano seguinte, a Corte do Paraná voltou a agir. Ao analisar o recurso de Lula em outro processo, referente ao sítio de Atibaia, o TRF-4 também aumentou a pena, passando de 12 anos e 11 meses para 17 anos, 1 mês e 10 dias de detenção.

Durante o curso das ações, os desembargadores rejeitaram todos os pedidos de suspeição e queixa-crime apresentados pela defesa de Lula contra o então juiz.

Na semana passada, a Corte voltou a ser destaque ao afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O magistrado estava revisando todas as decisões tomadas por Moro na Lava Jato.

Ele é acusado de ligar para o filho de um dos desembargadores, fazendo-se passar por terceira pessoa para obter acesso a seus dados pessoais.

O ato foi interpretado como uma ameaça. A defesa do juiz nega as acusações.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

30/05/2023 - 12h54

TODOS os atos jurídicos da Operação Lava Jato foram corroborados pelo…

Estou falando que TODOS os atos jurídicos da Lava Jato, os da 1ª Instância, os da 2ª Instância e os da 3ª Instância, foram TODOS corroborados pelo…

…………..▪pelo STF !!!

O lulista corregedor nacional de Justiça,, Luis Felipe Salomão, vai determinar uma inspeção no STF também?

Não, né?


Leia mais

Recentes

Recentes