Menu

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 52 anos da Fenae

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) será homenageada, nesta sexta-feira (2), pela Câmara dos Deputados, durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem, pelos 52 anos de criação da entidade, foi requerida pela deputada Erika Kokay (PT/DF), bancária da Caixa, e está marcada para as 10h. A Fenae […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) será homenageada, nesta sexta-feira (2), pela Câmara dos Deputados, durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem, pelos 52 anos de criação da entidade, foi requerida pela deputada Erika Kokay (PT/DF), bancária da Caixa, e está marcada para as 10h.

A Fenae foi fundada no dia 29 de maio de 1971, surgindo como uma pequena associação, mas que depois amadureceu na forma de uma entidade combativa, forte e representativa. “Essa homenagem culminará não só com os 52 anos da Fenae, mas com a nossa luta em defesa da Caixa e de seus empregados. A atuação da Fenae tem sido marcada, ainda, pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais no país”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Além do presidente da entidade, estarão presentes na mesa do evento a deputada Erika Kokay; o vice-presidente da Caixa, representando a presidenta Rita Serrano, Sérgio Mendonça; o presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Ricardo Pontes; o secretário para Assuntos Jurídicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valeir Ertle; a diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Eliana Brasil; e o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, José Herculano do Nascimento.  

Histórico de luta

A Fenae foi criada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais, com base no propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social. O cenário de existência da Federação, na verdade, sempre foi marcado por lutas, protestos e mobilizações pelo país afora.

Em mais de cinco décadas, a Fenae esteve por trás de muitas conquistas importantes dos trabalhadores, como a jornada das 6 horas, reintegração dos demitidos no governo Collor, Funcef, direitos obtidos na mesa unificada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários, Saúde Caixa, PLR e PLR Social, entre muitas outras.

A Federação, além de atuar em prol do bem-estar dos funcionários do banco com a disponibilidade de esportes e cultura, faz parcerias importantes com os movimentos sociais, especialmente, em defesa da casa própria. Com isso, a entidade, é sem dúvida, a maior referência do movimento nacional associativo dos empregados da Caixa, atuando em conjunto com as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs)

Atualmente, entre as suas diversas ações, destacam-se projetos como os Jogos da Fenae, o concurso cultural Talentos Fenae Apcef, a plataforma EAD Rede do Conhecimento, Inspira Fenae (evento de troca de experiências profissionais e pessoais), Movimento Solidário (programa de responsabilidade social), #ProntoFalei (evento idealizado para os empregados mais jovens do banco) e o apoio as programações sociais e de lazer nas Apcefs.

SERVIÇO

Sessão solene em homenagem aos 52 anos da Fenae

Data: 02/06/2023

Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes