Menu

Morre Astrud Gilberto, um dos maiores nomes da Bossa Nova

A cantora Astrud Gilberto, uma das maiores vozes da Bossa Nova, morreu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 83 anos. A notícia do falecimento foi dada pela neta da cantora, Sofia Gilberto, nas redes sociais. “Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje. E está ao lado do meu avô João Gilberto”, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

A cantora Astrud Gilberto, uma das maiores vozes da Bossa Nova, morreu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 83 anos.

A notícia do falecimento foi dada pela neta da cantora, Sofia Gilberto, nas redes sociais.

“Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje. E está ao lado do meu avô João Gilberto”, disse Sofia.

Astrud tinha apenas 23 anos quando gravou, junto com seu marido à época, João Gilberto, a música “The Girl From Ipanema”, a versão em inglês do hit “Garota de Ipanema”. A gravação foi feita para o álbum “Getz/Gilberto”, parceria de João Gilberto com o saxofonista norte-americano, Stan Getz.

O álbum chegou ao 2º lugar da Billboard 200, sendo considerado o principal responsável pela popularização internacional da bossa nova.

Com a voz doce e a mistura intimista da Bossa Nova com o Jazz presente em “Stan/Getz”, a cantora conquistou não apenas o Brasil, mas o mundo. Em 1965, Astrud Gilberto se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de Gravação do Ano, ao lado de Stan Getz. No mesmo ano, concorreu à estatueta de Artista Revelação, perdendo para ninguém menos que Os Beatles.

Nos anos seguintes, a cantora se consagrou ícone da Bossa Nova em parcerias com Tom Jobim, João Gilberto e diferentes gravações com Stan Getz, com quem iniciou um relacionamento, após se divorciar de João Gilberto.

Nascida em Salvador, em 29 de março de 1940, Astrud Evangelina Weinert teve seu nome apagado pela misoginia da época e nunca foi devidamente recompensada pela sua contribuição à música brasileira. Em 2002, a artista se aposentou do palcos, levando seus últimos anos de vida isolada do público e esquecida por parte da imprensa nacional.

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre o local da morte, a causa da morte e detalhes do velório.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes