Rússia recebe ajuda do Irã para atacar Ucrânia, diz governo americano

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA acredita que a Rússia está recebendo a ajuda do Irã para construir uma fábrica de drones de ataque que pode estar totalmente operacional até o início do próximo ano.

A informação foi divulgada por um funcionário do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, na sexta-feira. De acordo com os EUA, o Irã está enviando equipamentos para a usina, bem como drones totalmente construídos, para a Rússia através do Mar Cáspio.

Kirby confirmou à CNN que o Irã estaria usando a rota do Mar Cáspio para mover drones, balas e morteiros para a Rússia, muitas vezes usando embarcações “escuras” ou que desativam seus dados de rastreamento para disfarçar seus movimentos.

Os EUA divulgaram um mapa na sexta-feira (9) mostrando a rota que o Irã parece estar usando para enviar o equipamento de Amirabad, no Irã, para Makhachkala, na Rússia.

Imagem: Governo Americano

“A Rússia tem usado UAVs iranianos (veículos aéreos não tripulados) nas últimas semanas para atacar Kiev e aterrorizar a população ucraniana, e a parceria militar Rússia-Irã parece estar se aprofundando”, disse Kirby em um comunicado.

Clara Machado:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.