Menu

USP está entre as 100 melhores universidades do mundo

A lista internacional classificou 1.499 instituições de ensino superior do mundo inteiro e, pela primeira vez, a USP está entre as 100 primeiras. A Universidade de São Paulo (USP) faz parte do ranking de 100 melhores instituições de ensino no mundo. A avaliação é do QS World University Ranking, reconhecido sistema mundialmente, em sua 20ª […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: George Campos/USP Imagens

A lista internacional classificou 1.499 instituições de ensino superior do mundo inteiro e, pela primeira vez, a USP está entre as 100 primeiras.

A Universidade de São Paulo (USP) faz parte do ranking de 100 melhores instituições de ensino no mundo. A avaliação é do QS World University Ranking, reconhecido sistema mundialmente, em sua 20ª edição, publicada nesta terça-feira (27).

É a primeira vez que a universidade entrou no “top 100” da lista, ocupando o 85º lugar entre 1.499 instituições. Na lista de 2024, a USP ultrapassou a Universidade de Buenos Aires, tornando-se a nova líder na América Latina.

Em relação ao ranking do ano passado, a universidade subiu 30 posições. De acordo com os especialistas, o aumento na empregabilidade dos ex-alunos e a melhora na reputação internacional da instituição foram os principais fatores para que a USP deixasse a posição 115º.

Na avaliação deste ano, foram avaliados novos quesitos, como as práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa. Os pontos do ano passado também continuam valendo para medir a qualidade das instituições. São eles a reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por aluno, produção científica e taxa de estudantes estrangeiros.

O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, explica que a nova posição da universidade brasileira é muito importante para o país.

“O desempenho do Brasil nesta edição do ranking traz um alívio bem-vindo após uma trajetória de queda nos últimos anos. A USP atinge um marco significativo e entra no alto escalão de excelência global”, disse.

Ele ainda reitera a necessidade do Brasil financiar o ensino superior e as “parcerias globais para sustentar seu progresso”.

Veja a lista de líderes do ranking de 2024, disponibilizada pelo g1:

  1. MIT (EUA)
  2. Universidade de Cambridge (Reino Unido)
  3. Universidade de Oxford (Reino Unido)
  4. Universidade Harvard (EUA)
  5. Universidade Stanford (EUA)
  6. Imperial College London (Reino Unido)
  7. ETH Zurich (Suíça)
  8. Universidade Nacional de Singapura (Singapura)
  9. University College London (UCL – Reino Unido)
  10. Universidade da Califórnia (EUA)

Há mais 9 instituições de ensino superior do Brasil presentes no ranking, que são:

  • – 220º: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • – 371º: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • – 419º: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • – 595º: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • – de 691° a 700º: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • – de 691° a 700º: Universidade Federal do Rio Grande Do Sul – (UFRGS)
  • – de 731º a 740º: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • – de 801º a 850º: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • – de 801º a 850º: Universidade de Brasília (UnB)

A partir da 500ª posição, os países se classificam em grupos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes