Menu

Banco Central argentino adota medida para abertura de contas em yuans

O Banco Central da Argentina anunciou uma medida estratégica para enfrentar a escassez de reservas em dólares no país. Com o objetivo de incentivar transações comerciais em moeda chinesa e evitar a dependência excessiva do dólar, os bancos comerciais argentinos agora estão autorizados a abrir contas de clientes em yuans. Segundo comunicado divulgado no site […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Banco Central da Argentina anunciou uma medida estratégica para enfrentar a escassez de reservas em dólares no país. Com o objetivo de incentivar transações comerciais em moeda chinesa e evitar a dependência excessiva do dólar, os bancos comerciais argentinos agora estão autorizados a abrir contas de clientes em yuans.

Segundo comunicado divulgado no site da instituição, os bancos receberão depósitos na moeda chinesa, enquanto aumentam suas vendas de yuan diariamente para atender às demandas financeiras estrangeiras. Essa iniciativa ocorre logo após a Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Argentina permitir a emissão de títulos no mercado local liquidados em yuans, revelando tanto a delicada situação financeira do país quanto as ambições da China em relação à sua moeda.

A utilização do yuan no mercado cambial argentino atingiu um patamar recorde devido à ampliação da linha de swap com Pequim e à redução da presença do dólar. De acordo com dados do Mercado Aberto Eletrônico, o yuan já representa 28% do total de transações em um único dia de negociação, destacando a crescente influência da moeda chinesa no cenário econômico argentino.

Essa medida adotada pelo Banco Central argentino busca diversificar as reservas e fortalecer as relações comerciais com a China, promovendo uma maior independência em relação ao dólar. Ao permitir a abertura de contas em yuans, a Argentina busca se adaptar às transformações no mercado global e explorar novas oportunidades de negócios com o país asiático.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ronei

30/06/2023 - 22h35

Pra você ver onde a Argentina foi parar…RIP.


Leia mais

Recentes

Recentes