Menu

Ipea indica cenário positivo de comércio exterior para o Brasil

A presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, afirmou que o Brasil teve ganhos no comércio exterior nos últimos três meses. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Teremos resultados muito bons e um dos dados que essa publicação vai trazer é que tivemos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
A presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

A presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, afirmou que o Brasil teve ganhos no comércio exterior nos últimos três meses. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Teremos resultados muito bons e um dos dados que essa publicação vai trazer é que tivemos ganho de comércio exterior. Isso quer dizer que estamos vendendo mais pra fora. Isso é muito bom, porque vai entrar recursos no Brasil e nos ajudar na parte econômica”, disse.

Para a líder do instituto, o rendimento da população, devido aos pagamentos de benefícios sociais, e a reabertura do mercado asiático após a pandemia refletiram diretamente no panorama positivo do país. 

“Primeiro, a China reabriu o seu mercado depois da pandemia. Além disso, as economias ocidentais estão se recuperando e comprando mais do Brasil. Mas algumas economias saíram do mercado durante a pandemia, como soja e petróleo, e o Brasil aproveitou para ganhar esses mercados na concorrência”, explicou.

Servo ainda mencionou uma “desaceleração do processo inflacionário” no Brasil. Os números abaixo do projetado podem ser explicados pela redução dos preços administrados, “controlados por empresas públicas ou agências reguladoras”.

“Nesse caso tivemos um aumento menor do que o esperado dos combustíveis e energia elétrica. Com isso, a inflação esperada para esse período foi menor do que a gente tinha projetado inicialmente. Tanto no mês, como nos últimos doze meses. Estamos vendo uma redução do IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo], usado para reajustar contratos, que está ficando próximo de 5%. Antes era acima de 5,5%. Também estamos vendo no INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor], afetado pela queda nos preços dos alimentos”, afirmou.

A pesquisa também analisou a atual taxa de juros, um dos fatores muito discutido por economistas e analistas das questões internas do país. Atualmente, os juros em 13,75% ao ano dificultam a recuperação do poder de compra das famílias e empresas, segundo a Agência Brasil

“Em linhas gerais, os resultados são positivos, mas a gente precisa avançar na nossa política monetária, além de outras, mas principalmente na política monetária. [Avançar] nessa discussão, de como a gente vai incentivar uma taxa de juros menor para poder garantir investimento e garantir um consumo maior das famílias também”, destacou a presidente.

Os dados são retirados da pesquisa da Visão Geral da Carta de Conjuntura, uma apuração do contexto macroeconômico brasileiro realizado pelo órgão. Os resultados serão divulgados na próxima terça-feira (4).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes