Menu

Soldado dos EUA é detido na Coréia do Norte

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse em uma coletiva de imprensa do Pentágono nesta terça-feira (18) que um membro do serviço dos EUA provavelmente estava sob custódia norte-coreana. O soldado Travis King teria cruzado a fronteira da Coréia do Sul para a Coréia do Norte. “Estamos monitorando e investigando de perto […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
https://www.dw.com/en/us-soldier-detained-in-north-korea-after-crossing-border/a-66269847

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse em uma coletiva de imprensa do Pentágono nesta terça-feira (18) que um membro do serviço dos EUA provavelmente estava sob custódia norte-coreana. O soldado Travis King teria cruzado a fronteira da Coréia do Sul para a Coréia do Norte.

“Estamos monitorando e investigando de perto a situação e trabalhando para notificar os parentes mais próximos do soldado”, disse Austin, que também disse estar preocupado com o bem-estar do soldado. A Casa Branca disse que está “trabalhando para resolver” a situação.

O Comando das Nações Unidas também emitiu um comunicado nesta terça-feira (18), informando que um cidadão americano não identificado havia cruzado a fronteira da Área de Segurança Conjunta (JSA) – a vila fronteiriça na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias e onde soldados de ambos os lados montam guarda.

O comando, encarregado de garantir a segurança na Península Coreana, disse que o homem cruzou a fronteira para o Norte “sem autorização” e agora está sob custódia norte-coreana.

Os militares dos EUA na Coreia do Sul também disseram em comunicado que o homem “deliberadamente e sem autorização” cruzou a linha de demarcação militar para a Coreia do Norte.

“Um cidadão dos EUA em uma viagem de orientação da JSA atravessou, sem autorização, a Linha de Demarcação Militar para a República Popular Democrática da Coreia (RPDC). Acreditamos que ele esteja atualmente sob custódia da RPDC e estamos trabalhando com nossos colegas KPA para resolver este incidente.” (Tradução do tweet)

O que se sabe até agora

A Associated Press e a CBS News relataram que o homem é um soldado raso do Exército dos EUA que acabara de ser libertado de uma prisão sul-coreana por acusações de agressão e enfrentava ação disciplinar nos EUA.

As autoridades disseram que o soldado estava sendo transportado para o aeroporto para retornar aos EUA. No entanto, o homem conseguiu deixar o aeroporto e participar de uma excursão ao JSA. Não está claro como o homem conseguiu deixar o aeroporto.

Um oficial dos EUA disse à Associated Press que “não é normal” que os membros do serviço ativo participem de tais viagens.

“Acreditamos que ele está atualmente sob custódia [norte-coreana] e estamos trabalhando com nossos colegas KPA para resolver este incidente”, disse o comando da ONU, referindo-se ao Exército Popular da Coreia do Norte.

A mídia estatal norte-coreana não informou imediatamente sobre o incidente.

A fronteira

O JSA, também conhecido como Panmunjom, é um destino turístico popular. Atrai centenas de visitantes todos os dias que percorrem a área do lado sul-coreano. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul ainda estão oficialmente em guerra.

Kim Yeon-seung, um jornalista de Seul, disse ao portal DW que uma pessoa poderia cruzar facilmente a linha de demarcação militar na JSA porque “é apenas uma saliência ou uma linha no solo”.

Kim disse que foi informada de que há menos soldados guardando a parte norte-coreana, especialmente desde a pandemia. E como cruzar a fronteira levaria apenas uma fração de segundo, o Comando da ONU que guardava a parte sul-coreana não teria tempo suficiente para reagir.

“Mas algo assim realmente nunca aconteceu antes”, disse ela. “Como é algo que as autoridades nunca viram antes, eles não sabem como reagir”, acrescentou Kim.

“Houve um caso em 2001 em que um estrangeiro tentou cruzar para o lado norte-coreano, mas foi imediatamente pego pelos guardas”, disse ela.

O incidente desta terça-feira (18) ocorre quando as relações entre as duas Coreias estão em baixa, com os esforços diplomáticos entre os dois lados paralisados.

Casos de cidadãos norte-americanos ou sul-coreanos desertando para a Coreia do Norte são raros. No entanto, mais de 30.000 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul para evitar a opressão política e as dificuldades econômicas desde o fim de fato da Guerra da Coreia de 1950-53.

O soldado é o primeiro cidadão estadunidense a ser detido na Coreia do Norte em quase cinco anos.

Um comunicado de viagem do Departamento de Estado dos EUA diz aos cidadãos estadunidenses que não entrem na Coreia do Norte “devido ao sério risco contínuo de prisão e detenção de longo prazo de cidadãos americanos”.

Matéria com informações do portal DW

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes